Câmara Teresina

Polícias farão segurança para corredores, skatistas e ciclistas

A decisão foi tomada durante audiência pública realizada pela Câmara de Teresina

A proposta da audiência pública foi do vereador Venâncio Cardoso

A proposta da audiência pública foi do vereador Venâncio Cardoso

A Polícia Militar, Civil e a Guarda Municipal passarão a realizar trabalho unificado nos corredores usados por esportistas de rua de Teresina. A decisão foi acordada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Teresina, na manhã desta quinta-feira (15). Proposta pelo vereador Venâncio Cardoso (PSDB), a audiência discutiu ações de curto prazo para garantir a segurança de ciclistas, corredores e skatistas.

Além do trabalho unificado, as autoridades de segurança presentes na audiência pública, acordaram que as polícias passarão a fazer a identificação de receptadores de bicicletas, que junto com celulares, são os principais objetos buscados pelos assaltantes durante a prática esportiva nos corredores da capital. Além disso, ficou acordado ainda que seja intensificada a área de atuação da inteligência das polícias para que policiais descaracterizados possam identificar suspeitos.

De acordo com o vereador Venâncio, as ações são importantes para inibir a ação de bandidos nestes corredores de prática esportiva na cidade. “São ações que unem inteligência e ação imediata para que os esportistas continuem a usar os espaços da cidade com tranquilidade. Acredito que foram decisões acertadas e que podem de fato inibir a ação de criminosos. A Guarda Municipal também se soma a essa questão, o que é algo importante uma vez que ela já é um elemento da confiança dos teresinenses”, explica.

Nas últimas semanas, a segurança dos esportistas de rua de Teresina ganhou destaque nas redes sociais por causa de uma onda de assaltos que corredores e ciclistas tem sofrido. Das vítimas são levadas principalmente celulares e bicicletas.
“Está todo mundo aterrorizado. Nós temos um grande apoio da polícia. Nós temos o Tenente Coronel Lucena que é responsável pela segurança dessa área, que onde está a maior área como prática do ciclismo e corrida pela manhã que é na zona leste e já reforçou a segurança, mas infelizmente acho que não dá para cobrir toda a área”, comentou o presidente da Federação de Ciclismo do Piauí, George Rodrigues, que estava na audiência pública.

Segundo a Federação de Ciclismo do Piauí (FCP-PI), somente este ano 40 atletas profissionais foram alvo da ação criminosa durante a prática esportiva. No mês de setembro, uma dupla usando um resolver calibre 38, chegou a fazer um arrastão na Avenida Raul Lopes, ameaçando esportistas que estavam no local. Como reação, ainda no mesmo mês, ciclistas chegaram a organizar uma manifestação para protestar contra a onda de assaltos.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Dê sua opinião: