Tribunal de Contas do Estado divulga Índice de Efetividade da Gestão Municipal 2023
A região do bairro Buenos Aires, zona norte de Teresina, recebeu nesta sexta-feira (05) a quinta edição do projeto Câmara em Ação. O evento é uma iniciativa da Câmara Municipal de Teresina, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, levando serviços essenciais diretamente à comunidade e criando um espaço para diálogo e resolução de questões importantes.
O evento aconteceu na Unidade Escolar Cristino Castelo Branco. A população teve à sua disposição 38 serviços gratuitos oferecidos por parceiros, nas áreas da saúde, educação, assistência social, entre outras.
Entre os serviços oferecidos estiveram a expedição de RG segunda via, fisioterapia, Defensoria Pública, Detran, testagem de ISTs, campanhas de vacinação, serviços da Equatorial e Águas de Teresina, CRAS, informações sobre o mercado de trabalho, Procuradoria da Mulher, serviços de estética, oficina de artes manuais, feira de mulheres empreendedoras, Cadastro Único, emissão de passe livre para idosos e pessoas com deficiência, entre outros.
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), ressaltou a importância para a população e considera o projeto um evento oficial da cidade.
"O teresinense abraçou o Câmara em Ação. Por onde o projeto passa, existe a participação e alegria da nossa gente. Esse é um projeto que tem o objetivo de levar serviços essenciais à população, de forma gratuita e acessível. Acreditamos que este é um importante instrumento para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e fortalecer a cidadania", disse o presidente.
A Câmara Municipal de Teresina já emitiu mais de 330 diagnósticos médicos por meio do Neuro em Ação, programa incluído no projeto Câmara em Ação, que amplia o acesso ao diagnóstico precoce das condições que afetam o neurodesenvolvimento infantil.
Além disso, o Câmara em Ação também oferece cursos profissionalizantes em parceria com o Qualifica Piauí. Essa colaboração tem como objetivo oferecer oportunidades de profissionalização e já profissionalizou mais de 300 pessoas.
A Carreta Saúde da Mulher é outro serviço oferecido pelo projeto Câmara em Ação. A iniciativa tem como objetivo reduzir o tempo de espera para a realização de exames de mamografia e citologia, fundamentais na prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Ao todo, serão atendidas 500 mulheres que estão na fila de regulação para a realização desses exames.
Dê sua opinião: