Alepi

Deputados e secretário participam do lançamento virtual do programa Março Mulher

Programa engloba uma série de atividades que serão desenvolvidas ao longo deste mês de março

O relador da proposta foi o deputado Francisco Limma (PT)

O relador da proposta foi o deputado Francisco Limma (PT) Foto: Thiago Amaral/Alepi

Os deputados estaduais Flora Izabel (PT), Francisco Limma (PT) e Zé Santana (MDB) - atual secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania - participaram da solenidade virtual de lançamento do programa “Março Mulher”, que engloba uma série de atividades que serão desenvolvidas ao longo deste mês pela Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres, celebrando as homenagens a elas.

“As políticas que nós temos são a favor das mulheres. Desde que nós chegamos estamos buscando fortalecer essas políticas nas áreas do conhecimento e das condições financeiras delas”, explica a coordenadora Zenaide Lustosa sobre os objetivos do programa.

Flora Izabel lembrou que foi em um dia 8 de março que ela e o governador Wellington Dias lançaram a licença maternidade de seis meses para as servidoras públicas do Estado.

“Nós também temos um projeto de lei que garantiu a Lei Maria da Penha nas escolas, para que as crianças saibam desde cedo o seu teor. Temos também um projeto de lei que combate a cultura do estupro, um debate importante que engloba toda a sociedade”, lembrou.

Francisco Limma ressaltou que as mulheres cada vez mais ocupam espaços e lembrou o seu projeto que estipula um mínimo de 30% de vagas para as pessoas do sexo feminino no serviço público estadual. “Fortalecer e buscar parcerias é parte da missão do governo estadual. Isso é importante para a sociedade como um todo”, enfatizou.

Durante a solenidade, foi lançando o Fomento Mulher, um programa que vai beneficiar na primeira etapa 400 micro empreendimentos femininos. Com esse apoio as empreendedoras vão poder investir em equipamentos e, com isso, poderão atender melhor os seus clientes.

“Temos como meta inicial atender 400 mulheres, mas podemos estender essa meta e aqui nós vamos financiar o micro crédito em 18 meses. Isso é inédito, porque em média as operações deste tipo no mercado são de apenas sete meses”, explicou o diretor da Piauí Fomento, Luiz Ewerton Farias.

Foi anunciada ainda a liberação de recursos para a reforma da Casa Abrigo, espaço que recebe mulheres vítimas de violência física, psicológica e sexual e feito o lançamento do Comitê de Mulheres Rurais.

“Nos alegra participar dessa solenidade e assinar esse documento que nos foi encaminhado como autorização da obra. Estamos adotando todas as providências possíveis para que dentro do menor espaço de tempo possível possamos concluir essas obras”, disse o secretário Zé Santana.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: