Timon e Maranhão

Prefeitura reúne gestores da Educação para discutir o retorno das aulas em Timon

O objetivo das reuniões é planejar o retorno seguro e gradual das aulas presenciais

Reunião planeja o retorno seguro e gradual das aulas em Timon

Reunião planeja o retorno seguro e gradual das aulas em Timon Foto: Prefeitura de Timon

Para retomar as aulas presenciais é preciso atender aos protocolos sanitários e garantir a segurança de alunos, professores, gestores e trabalhadores da Educação. Com o objetivo de planejar o retorno de forma segura e gradual, a Secretaria Municipal de Educação de Timon (SEMED) realizou, ao longo desta semana, reuniões com diferentes setores para dialogar sobre o tema.

Samuel Rodrigues, secretário municipal de educação, garante que todo o planejamento está sendo pensado com muita precaução e levando em conta o cumprimento das orientações do Comitê Gestor para medidas de enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

“Estamos pensando a retomada das aulas presenciais a partir da obediência do protocolo que estamos elaborando, por isso foi importante reunir todos os agentes envolvidos como o Departamento de Ensino, coordenadores, professores, supervisores, gestores, etc., para que cada um contribua com uma volta em segurança”, afirma Samuel Rodrigues.

Para Francisca Lima, coordenadora do Departamento de Ensino da SEMED, é fundamental o diálogo entre o Departamento e os gestores e supervisores das Escolas Municipais.

“Esse diálogo também está acontecendo em todas as Unidades Escolares com os professores, pais e/ou responsáveis pelos alunos, sendo o mesmo mediado pelos núcleos gestores. Vale ressaltar que, nesse momento de planejamento, a participação de todos os envolvidos nesse processo é de extrema importância”, ressalta Francisca Lima.

Escolas municipais também promoveram encontros com pais e/ou responsáveis

Ildo Jairo, supervisor da EMEF Maria Viló, pontua como a rede municipal igualmente buscou reunir os pais e/ou responsáveis para discutir a volta das atividades presenciais.

“Na EMEF Maria Viló tivemos dois dias de encontro com os pais dividido em oito grupos. Colocamos a grande importância do retorno, assegurando aos pais que a escola garantirá todo protocolo de segurança de saúde aos alunos e pra que juntos possamos fazer um retorno seguro e garantir a aprendizagem da criança”, ressalta Ildo Jairo.

Para Capitão Furtado, gestor da EMEF Regino Costa Nolêto/ Escola Militar dos Bombeiros, o trabalho presencial, dentro das escolas municipais, é importante para o desenvolvimento integral dos alunos.

“Como gestor percebo como os alunos sofrem pela falta do convívio escolar no sentido das relações humanas no seu desenvolvimento. Sentimos, no momento, que estamos organizados com um plano escalonado de retorno, onde conseguiremos garantir a segurança sanitária e de saúde para alunos, pais, professores e colaboradores e, em breve, poderemos ter novamente as crianças em pleno desenvolvimento dentro do nosso colégio”, afirma Capitão Furtado.

Elane Rodrigues tem filhos matriculados no EMEF Regino Costa Nolêto e diz estar mais tranquila em mandá-los para a escola com os protocolos que estão sendo adotados.

“Não tenho do que reclamar. Após a conversa que tivemos na escola, agora é aula todos os dias; sem maior preocupação”, frisa Elane Rodrigues.

Fonte: Prefeitura de Timon

Dê sua opinião: