Senado

Senador propõe que bancos contribuam na crise do Coronavírus

Ciro Nogueira defende elevar a taxação sobre os lucros dos bancos para investir na saúde e assistência

Ciro Nogueira quer participação dos bancos investindo no combate ao Covid-19

Ciro Nogueira quer participação dos bancos investindo no combate ao Covid-19

Sempre em busca de novos recursos para ajudar o país a passar pela pandemia causada pelo coronavírus, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou, nesta quarta-feira (1º), um projeto de lei (PL 1276/2020) que eleva a taxação sobre os lucros dos bancos e estabelece o investimento dessa receita no setor de saúde e assistência.

A proposta aumenta de 15% para 50% a taxa e base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos bancos. A medida não vai impactar correntistas dessas instituições, sendo aplicada exclusivamente aos grandes bancos e instituições financeiras pelo período de dois anos.

“Esses bancos lucram bilhões ano após ano a partir do trabalho da população. Nada mais justo que eles colaborem mais nessa hora difícil do país”, justificou Ciro.

De acordo com o senador, a nova receita poderá ser repartida com os estados e Distrito Federal, que hoje enfrentam escassez de recursos em virtude da epidemia da Covid-19. Esses recursos só poderão ser utilizados nos setores de saúde e assistência social.

Fonte: Ascom

Dê sua opinião: