Senado

Ciro Nogueira negocia com ministro a reconstrução de Algodões

"O ministro Rogério Marinho foi receptivo ao nosso pedido e estou confiante"

O ministro Rogério Marinho com o senador Ciro Nogueira

O ministro Rogério Marinho com o senador Ciro Nogueira Foto: Assessoria parlamentar

Se depender do Ministério do Desenvolvimento Regional, a barragem de Algodões vai voltar a acumular água e gerar trabalho e renda para a população de Cocal da Estação e municípios do Norte do Piauí. A reconstrução da barragem de Algodões, no município de Cocal da Estação, foi o assunto da reunião do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho na quarta-feira (2). A força da água destruiu o sangradouro da barragem, que terminou se rompendo levando casas, pessoas, animais... e tudo que encontrou pela frente, no dia 27 de maio de 2009.

O senador pediu o apoio do ministério para as obras da barragem, que passará a ser chamada Nova Algodões, e recebeu sinalização positiva do ministro, que afirmou que vai analisar o processo da barragem para definir os próximos passos a serem tomados.

“O presidente Bolsonaro está empenhado em garantir a realização das obras que proporcionem mais acesso à água segurança hídrica no Piauí. O ministro Rogério Marinho foi receptivo ao nosso pedido e estou confiante de que essa parceria vai render mais um resultado positivo para o nosso estado”, destacou Ciro.

O senador lembrou que a barragem se encontra desativada desde o seu rompimento, em 2009. Ele ressaltou que a reconstrução vai proporcionar grandes melhorias para o abastecimento de água potável para as comunidades da região, além de contribuir com o setor agrícola.

O ministro Rogério Marinho foi receptivo ao pedido do senador piauiense Ciro Nogueira
Foto: Assessoria parlamentar 



A tragédia
Cocal da Estação, a 289 Km ao Norte de Teresina, viveu, em 27 de maio de 2009, a maior tragédia ambiental da história do Piauí, quando a parede da barragem de Algodões II rompeu. Os mais de 52 milhões de metros cúbicos de água acumuladas do rio Pirangi, nas altura do povoado Franco, desceu arrastando casas, pessoas, animais, plantações... tudo que encontrou pela frente. Foram centenas de desabrigados na zona rural dos municípios de Cocal e Buriti dos Lopes. No final, nove pessoas morreram e uma jovem foi dada como desaparecida.

Vídeo do momento da barragem de Algodões, em Cocal, no Piauí. O vídeo foi gravado com o celular pelo morador Ribamar Vilela na tarde de 27 de e publicado no portal Cidadeverde.com.

 



Pet
O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, participou na tarde desta quinta-feira (03/09), da solenidade de posse do presidente do Progressistas - Proteção Animal, Victor Linhares. O evento aconteceu na sede do Progressistas-PI, na zona Leste de Teresina.

Fonte: Assessoria parlamentar

Dê sua opinião: