Senado

Ciro desobedece estatuto e não acompanha decisão do Progressistas em dois municípios

Em São João do Piauí e Bom Jesus o senador declarou que não apoiará os aliados nas eleições de 15 de novembro

Em São João do Piauí e Bom Jesus, Ciro Nogueira não apoia os candidatos que o Progressistas decidiu se aliar

Em São João do Piauí e Bom Jesus, Ciro Nogueira não apoia os candidatos que o Progressistas decidiu se aliar

No dia 11 de setembro os partidos MDB, Progressistas e PT, do município de Bom Jesus, realizaram suas convenções lançando os nomes de Nestor Elvas (MDB) e Dr. Alcindo Piauilino (Progressistas) para prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Quatro dias depois, dia 15 de setembro, em São João do Piauí, os partidos MDB, PT, Progressistas e PDT homologam o nome do emedebista Ednei Amorim e da petista professora Bebela, candidatos a prefeito e vice.

Porém, nestes dois municípios o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, declarou que não acompanhava a decisão do partido e apoia candidatos adversários.

Em Bom Jesus, Ciro Nogueira participou da convenção do PSDB e declarou apoio à tucana Cledja Benvindo. O senador progressista afirmou que “a única forma que eu tenho de trabalhar por Bom Jesus agora é com a eleição da Dra. Cledja e do nosso querido Lucas”. Dr. Lucas é o candidato a vice-prefeito. A convenção tucana ocorreu no dia 15 de setembro e Ciro Nogueira estava acompanhado do prefeito de Teresina, Firmino Filho, e do presidente estadual do PSDB, ex-deputado Luciano Nunes.

Em Bom Jesus, Ciro publicou no Instagram que o partido estava com a candidata tucana, porém a sigla apoiava o MDBEm São João do Piauí, o presidente nacional do Progressistas também não seguiu a decisão da legenda partidária. No mesmo dia 15 de setembro, Ciro Nogueira anunciou apoio político ao candidato a prefeito do PSD, o médico Eduardo Moura, durante a convenção. Enquanto ele anunciava o apoio à Eduardo Moura, na Escola Municipal Nova Liberalina, os deputados progressistas Hélio Isaias e Firmino Paulo participavam da convenção que homologava a candidatura de Ednei Amorim para prefeito de São João do Piauí. O partido estava na coligação MDB/PT/PDT/Progressistas.A ação de Ciro Nogueira nos dois municípios piauiense mostra que o presidente nacional do Progressistas violou o Estatuto da legenda partidária. O artigo 95 do documento coloca que “Os filiados e os órgãos partidários que violarem o Estatuto, o Programa ou as normas regulamentares estarão sujeitos às seguintes sanções disciplinares: I - advertência; II - suspensão por 3 (três) a 12 (doze) meses; III - destituição de função em órgão partidário; IV - expulsão com cancelamento de filiação partidária; V - dissolução de Diretório.

Em dois parágrafos do artigo 95 do Estatuto os progressistas apresentam mais detalhes. No parágrafo 3º é colocado que  “ocorre a expulsão, com o consequente cancelamento da filiação, nos casos de extrema gravidade, por inobservância aos princípios programáticos, infração grave às disposições de lei e do Estatuto e descumprimento das deliberações do Partido, bem como o parlamentar que se opuser, pela atitude ou pelo voto, às diretrizes legitimamente estabelecidas pelos órgãos partidários”.

E no parágrafo 5º aponta o ato de infidelidade partidária. O parágrafo cita o seguinte: Considera-se ato de infidelidade partidária, sujeitando o infrator à aplicação sumária da pena de cancelamento do registro da candidatura na Justiça Eleitoral e expulsão simultânea do Partido, ao candidato que, contrariando as deliberações de Convenção e os interesses partidários, fizer campanha eleitoral para candidato ou partido adversários”.

Ciro Nogueira decidiu apoiar o candidato do PSD em São João do PiauíCiro Nogueira, mesmo presidente nacional do Progressistas, não seguiu o Estatuto do partido. O candidato a vice-prefeito de Bom Jesus, o progressista Dr. Alcindo Piauilino, declarou que entendeu o posicionamento político do senador de apoiar a adversária tucana Cledja Benvindo. Segundo Alcindo Piauilino, em janeiro deste ano Ciro Nogueira lhe perguntou se ele iria sair candidato. Se fosse candidato a prefeito teria apoio total do senador Ciro Nogueira. O presidente nacional do Progressistas também disse que não apoiaria Nestor Elvas, que é prefeito, porque nas eleições em 2018 havia apoiado os candidatos Marcelo Castro e Wilson Martins, para o Senado.

Para analisar se Ciro Nogueira cometeu infidelidade partidária e não seguiu as normas do Estatuto do Progressistas, seria necessário o Conselho de Ética do partido se reunir. O conselho tem o deputado federal maranhense André Fufuca, como presidente. A deputada federal Iracema Portella também faz parte do Conselho de Ética. O ex-deputado federal Maia Filho era o vice-presidente do conselho, porém ele deixou o partido recentemente.

A briga política entre Ciro Nogueira e Wellington Dias promete outros capítulos. Entretanto, vale lembrar que o PT e Progressistas estão aliados nas eleições municipais em Água Branca, Alegrete do Piauí, Altos, Alvorada do Gurguéia, Amarante, Arraial, Boqueirão do Piauí, Batalha, Bom Jesus, Cabeceiras do Piauí, Canto do Buriti, Capitão de Campos, Caridade do Piauí, Currais, Conceição do Canindé, Coivaras, Flores do Piauí, Floriano, Francinópolis, Francisco Macedo, Guadalupe, Jatobá do Piauí, José de Freitas, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Massapê do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Novo Oriente do Piauí, Novo Santo Antônio, Passagem Franca do Piauí, Riacho Frio, Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz dos Milagres, São João da Serra, São José do Divino, São José do Peixe, São Lourenço do Piauí, São Miguel do Fidalgo, São Raimundo Nonato, Sigefredo Pacheco, Simplício Mendes, Sussuapara e Tanque do Piauí.

Dê sua opinião: