Senado

Senador anuncia 12 novos centros para tratamento de infectados

O Piauí já conta com 150 centros habilitados para tratamento de pacientes com a doença

Senador Ciro Nogueira (PP-PI)

Senador Ciro Nogueira (PP-PI) Foto: Assessoria parlamentar

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) anunciou nesta sexta-feira (28) o credenciamento de mais 12 municípios para possuírem centros de enfrentamento à Covid-19 no estado do Piauí. Conforme o senador, os centros de enfrentamento vão realizar os exames e atendimentos para identificar e iniciar o tratamento de pacientes com sintomas leves da Covid-19.  Ao todo, o Piauí já possui 150 centros credenciados,  que recebem um custeio R$ 37,2 milhões.

“Hoje tivemos o credenciamento de novos centros de enfrentamento à Covid em 12 municípios do nosso estado: Brasileira, Caridade do Piauí, Colônia do Piauí, Currais, Fronteiras, Lagoa Alegre, Lagoinha do Piauí, Luzilândia, Paulistana, Piripiri, São Miguel do Tapuio e Teresina”, destacou o parlamentar.

Desativação

Com a diminuição da ocupação dos leitos destinados à Covid-19 em Teresina, a administração municipal já iniciou a desativação de alguns leitos em hospitais da rede municipal de saúde destinados ao atendimento de pacientes infectados com a Covid-19. Nesta sexta-feira o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) anunciou a desativação de duas alas Covid-19 em dois hospitais da capital.  Com a baixa ocupação dos leitos, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está reorganizando a rede hospitalar, e redirecionando os pacientes infectados pelo novo coronavírus que necessitem de internação para os hospitais de campanha do município. 

Outro reflexo da desaceleração da doença na capital do Piauí foi o descredenciamento de 10 leitos no Hospital Getúlio Vargas (HGV) pelo Ministério da Saúde. Em portaria publicada na última quarta-feira de Nº 2.220, , o Ministério anunciou o descredenciamento de 10 leitos de UTI Covid-19 do tipo II, instalados no Hospital da capital.

Fonte: Assessoria parlamentar

Dê sua opinião: