Poderes

Vinte e um estados e o Distrito Federal mantém vacinação de jovens contra a Covid-19

"Vamos começar por aqueles de 17 anos que têm uma deficiência permanente", anunciou Wellington Dias

Jovens começam a ser vacinados contra a Covid-19 no Piauí

Jovens começam a ser vacinados contra a Covid-19 no Piauí Foto: Sesapi

Já são 21 estados e o Distrito Federal que não vão seguir a recomendação do Ministério da Saúde para suspender a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. O governador do Estado do Piauí, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador do tema vacina do Fórum do Governadores do Brasil, Wellington Dias, afirmou,  após reunião dos governadores e líderes do Congresso Nacional, que o “Estado do Piauí vai continuar seguindo a ciência e dando a continuidade da vacinação abaixo dos 18 anos até 12 anos, seguindo uma ordem prioritária”. Essa deve ser a atitude tomada pelos demais estados do Nordeste.

“Queremos proteger nossas crianças e adolescentes e vamos vacinar com seguranças científica com a vacina Pfizer. O objetivo é salvar vidas é proteger contra o coronavírus e suas variantes ”, disse Wellington Dias.

O chefe do executivo piauiense relatou que não é razoável e que chega a ser incompreensível a nota técnica do Ministério da Saúde limitando a vacinação a esse público. “Nós tomamos uma decisão de seguir a orientação da ciência e, seguindo a ciência, a própria Organização Mundial da Saúde, o Comitê de Cientistas Nordeste, integrado com o Brasil, estamos trabalhando para fazer a vacinação abaixo de 18 anos. É claro, primeira dose, segunda dose, mas também um cuidado especial com nossas crianças e adolescentes. Assim vamos começar por aqueles de 17 anos que têm uma deficiência permanente e ainda em seguida quem têm comorbidades, mulheres adolescentes grávidas, até completar todos com mais de 12 anos vacinados. Salvar vidas segue sendo nossa prioridade”, declarou Wellington Dias.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Florentino Neto, o Consórcio Nordeste decidiu ouvir o Comitê Científico, que recomendou que os governadores procedam com a vacinação contra a Covid-19. “Após a vacinação das prioridades deste grupo, vamos aplicar as doses nos adolescentes em geral”, informou o secretário.

De acordo com a Sesapi, 54 municípios já iniciaram a imunização de adolescentes. Ao todo, 8.651 jovens menores de 18 anos receberam a primeira dose. As cinco maiores cidades do Piauí ainda não tinham iniciado a vacinação em adolescentes. A ordem prioritária elencada será: adolescentes com doenças crônicas; adolescentes com comorbidades; adolescentes grávidas e puérperas; adolescentes privados de liberdade; adolescentes em geral.

Serão imunizados 543.299 adolescentes no estado, conforme os dados fornecidos pelo sistema DataSus. Primeiramente, serão entregues 30 mil doses da farmacêutica Pfizer, única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para jovens de 12 a 17 anos.

Fonte: CCom

Dê sua opinião: