Poderes

Universidade Estadual promove evento sobre energias renováveis de 3 a 5 de junho

O tema central será "As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável”

O tema central será

O tema central será "As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável” Foto: UESPI

A  Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (Citer) será realizada no Centro de Convenções de Teresina, com ampla programação no período de 3 a 5 de junho de 2024. O evento terá pelo menos 61 palestrantes, 31 painéis, e será realizado nos formatos híbrido, presencial e virtual, com tradução simultânea ao vivo.  O tema central será "As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável”. 


A Citer é uma correalização do Governo do Piauí, por meio da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí); do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU); e do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (Icima).


Na programação haverá painéis simultâneos de diálogos, feira de negócios de energias renováveis, espaços específicos de networking e projeto Citer Pop. Serão realizadas, ainda, atividades de educação ambiental, culturais, e de intervenção urbana, bem como visitas técnicas a parques eólicos. No dia 5 de junho será realizada a Conferência Estadual de Meio Ambiente do Piauí.


Os painéis simultâneos de diálogos serão mediados por personalidades e jornalistas, e serão compostos por autoridades e especialistas nos temas; além de representantes de cada setor da sociedade que demonstrarão diferentes pontos de vista sobre as temáticas abordadas.


A feira de negócios de energias renováveis será realizada em parceria com empresas e instituições da indústria e do comércio, dos setores público e privado, além de associações que atuam no setor de energias renováveis. Pequenas, médias e grandes empresas terão a oportunidade de expor seus produtos e serviços, realizar networking, gerar novos negócios, trocar experiências sobre as novas tecnologias e diversificar seu portfólio de investimentos.


Nos espaços específicos para networking, os participantes poderão interagir e estabelecer conexões valiosas com profissionais, investidores e representantes de empresas do setor de energias renováveis. Poderão criar relacionamentos comerciais duradouros, compartilhar conhecimentos e abrir portas para novas oportunidades de negócios.


Já o projeto Citer Pop visa difundir o conhecimento científico sobre energias renováveis entre o público jovem e demais interessados. As ações de popularização da ciência começarão em maio, com lançamento no Liceu Piauiense. O projeto abrangerá mais três instituições de ensino e o Parque Potycabana, em Teresina-PI, e culminará na Conferência em junho. Estão à frente do projeto instituições co-realizadoras da Citer, ligadas à educação e à academia.


Estudantes das escolas públicas e privadas terão a oportunidade de participar de atividades de educação ambiental relacionadas às temáticas do meio ambiente, das energias renováveis, das mudanças climáticas e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU).


Na abertura oficial da Citer serão realizadas apresentações artísticas. No dia 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente e encerramento da conferência, será realizado um grande show sobre a importância do meio ambiente e a necessidade da preservação do planeta.


Em parceria com o poder público e com a participação da sociedade civil, serão escolhidos pontos na cidade de Teresina, onde serão realizadas atividades de intervenção urbana com os símbolos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Além de abordar a importância dos ODS, as atividades têm o intuito de estimular o envolvimento da sociedade do Piauí com a realização da Citer.


Serão realizadas visitas técnicas a parques eólicos, usinas solares e outros empreendimentos de energias renováveis. Essas visitas técnicas proporcionarão uma experiência prática e enriquecedora, permitindo que os participantes conheçam de perto as tecnologias em funcionamento.


Conferência Estadual de Meio Ambiente do Piauí


No dia 5 de junho será realizada a Conferência Estadual de Meio Ambiente do Piauí. Totalmente em sintonia com a pauta da Citer, o evento irá abordar temas como mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e energia limpa, reunindo gestores e especialistas na área ambiental, além de realizar diversos lançamentos de livros voltados para a temática ambiental.


Inscrições Abertas


A Citer está com inscrições abertas. O evento promete ser um marco tanto no Brasil quanto internacionalmente ao fomentar o debate sobre as últimas tecnologias e inovações em energias renováveis, com destaque para o papel do hidrogênio verde na transição energética global.


A conferência reunirá especialistas renomados, acadêmicos, pesquisadores, representantes governamentais, empresários do setor de energias renováveis, representantes da sociedade civil e de organismos internacionais. A entrada é franca.


Link (palestrantes)

Fonte: UESPI

Dê sua opinião: