Alepi homenageia procuradora Ivaneide Assunção com título de cidadania piauiense
O governador Rafael Fonteles participa, na tarde desta quinta-feira (21), da abertura da Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária, no Parque Potycabana, em Teresina. O evento, que começa sempre às 17h, vai reunir mais de 140 agricultores de todo o Piauí.
A abertura do evento ocorre às 18h30 desta quinta, no palco principal da Potycabana. Durante a solenidade, será feita a entrega de símbolo de reconhecimento a instituições e pessoas parceiras da agricultura familiar do Piauí.
A feira terá diversos espaços para a comercialização de alimentos e artesanato da agricultura familiar e economia solidária.
O espaço Terra vai reunir mais de 100 agricultores que virão do interior do Piauí para a comercialização de alimentos. Já o espaço Quitanda terá coletivos de produção da agricultura familiar de Teresina e entorno para a venda de hortaliças e frutas. O espaço Trança terá artesanato produzido por agricultores do interior do estado. Além disso, haverá o espaço Economia Solidária, onde terão a exposição de mulheres e indígenas com gastronomia e artesanato em miçangas.
O evento também contará com apresentações culturais. O palco Nego Bispo terá apresentações durante todo o evento. Na quinta-feira, terão apresentações de Écore Nascimento e o Trio Fulô do Sertão, além do cantor Chagas Vale. Na sexta, as apresentações começam às 18h com as Marias da Terra, que serão seguidas por Renan Ramos e Gonzaga Lu. No encerramento, será a vez das apresentações de Tambor de Crioula da Chapada da Sindá e o encerramento com Chambinho do Acordeon.
A programação durante a feira também vai contar com espaços de palestras e trocas de conhecimento durante a manhã e tarde. As atividades vão ocorrer no Auditório Sueli Rodrigues, na Cesvale, no Shopping Riverside.
Programação cultural
Local: Palco Nego Bispo – Potycabana
Quinta-feira (21)
18h – Écore Nascimento e Trio Fulô do Sertão
18h30 – Solenidade de Abertura Oficial e entrega de símbolo de reconhecimento das parceiras e parceiros da Agricultura Familiar
20h30 – Chagas Vale
Sexta-feira (22)
18h – Marias da Terra
19h30 – Renan Ramos
20h30 – Gonzaga Lu
Sábado (23)
19h30 – Tambor de Crioula da Chapada da Sindá
21h – Chambinho do Acordeon
Palestras
Local: Auditório Sueli Rodrigues – Cesvale. Riverside Shopping (Av. Ininga, 1201, Jóquei, Teresina)
Sexta-feira (22)
9h30 – Programa de Valorização da Agricultura Familiar (Rejane Tavares, secretária da SAF-PI)
11h – Mulheres Rurais: quintais produtivos, lavanderias agroecológicas e organização produtiva (Viviana Mesquita, subsecretária de Mulheres Rurais MDA)
11h30 – Selo Biocombustível Social (Vivian Libório, diretora de Inovação para Produção Familiar MDA)
14h30 – Certificação Digital (Ernando Moura, gerente de inspeção vegetal, e Gerlan Vieira, gerente de inspeção animal da Adapi)
15h30 – Apresentação da plataforma Made In Piauí (Gustavo Henrique Lopes Dias, gerente de Comércio Exterior e Acesso a Mercados – Investe Piauí)
Sábado (23)
9h30 – Plenária da Agroecologia e Posse do Conselho Estadual de Agroecologia (Antônio Pereira – diretor de Assistência Técnica da SAF-PI)
11h30 – Apresentação do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Danilo Viana, superintendente da Conab)
14h30 – Ater Digital (Teresa Herr, chefe adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Norte)
15h30 – Linhas de crédito (Marcos Emanuel Araújo, coordenador de Crédito Rural / Badespi)
Organização e apoiadores
A feira é uma realização do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Consórcio Nordeste, em uma promoção conjunta à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), com patrocínio do Banco do Nordeste e da Caixa.
A feira do Piauí conta, ainda, com o apoio do Senar, do Instituto Ubíqua, da Cáritas Arquidiocesana de Teresina, Aliança pela Inclusão Produtiva (Aipê), Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí, Investe Piauí, Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria da Cultura (Secult) e Secretaria da Educação (Seduc).
Fonte: SAF
Dê sua opinião: