Poderes

Piauí é o primeiro estado na Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde

A ação da Investe Piauí tornou o estado o primeiro a compor a ABIHV, que visa a produção de hidrogênio verde e derivados no Brasil

ZPE Piauí celebra chegada de novas indústrias e projeto bilionário em hidrogênio verde

ZPE Piauí celebra chegada de novas indústrias e projeto bilionário em hidrogênio verde

O Piauí, por meio da Investe Piauí, se tornou o primeiro estado a compor a Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV). A associação visa o desenvolvimento e fomento da produção de Hidrogênio Verde e seus derivados no Brasil.

A ABIHV tem como objetivo impulsionar o Hidrogênio Verde como uma solução crucial para a neoindustrialização e promover o desenvolvimento econômico e sustentável a partir de uma matriz energética limpa e de baixo carbono. Dessa forma, contribuir com a descarbonização das economias nacional e mundial.

O governador Rafael Fonteles comemorou a parceria e destacou o Piauí na vanguarda da indústria do H2V no Brasil. "Ficamos felizes com essa parceria e com a participação direta do nosso estado nessa cadeia produtiva tão importante, na construção de políticas públicas para o setor e na disseminação do conhecimento para toda a sociedade relativa a essa nova era que está chegando", destacou em suas redes sociais, nesta quarta-feira (10).

O Piauí terá dois dos maiores projetos de hidrogênio verde (H2V) do mundo, instalados na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, localizada em Parnaíba, no litoral piauiense. 

As empresas Green Energy Park e Solatio investirão na instalação dos projetos cerca de R$ 200 bilhões ao longo dos próximos anos, com geração de mais de 20 mil empregos nesses projetos. Serão mais de 20GW de potência gerados.

Rafael Fonteles destacou, ainda, a importância da ABIHV. "É uma associação muito importante para o desenvolvimento desse setor que será o grande responsável pela transição energética do Brasil e do mundo. Quero parabenizá-los pelo grande trabalho que tem sido realizado nos últimos meses e que será intensificado ainda mais nos próximos anos", disse o governador.

A Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde consiste na busca pela representação de interesses junto aos órgãos dos poderes Executivo e Legislativo, além de Agências Reguladoras em âmbito federal, estadual e municipal. Assim, a ABIHV visa fomentar a formulação de políticas públicas voltadas ao Hidrogênio Verde para seu crescimento e consolidação como uma fonte estratégica de energia.

Fonte: CCOM

Dê sua opinião: