Poderes

Detran-PI consegue normalizar o funcionamento dos sistemas Renavam e Renach

No início da semana, algumas intercorrências aconteceram, mas já foram resolvidas

Sede do Detran-PI

Sede do Detran-PI Foto: CCom

O Detran-PI informa que o Registro Nacional de Habilitação (Renach) está em pleno funcionamento, podendo o usuário requerer os seus serviços (renovação, 2ª via de CNH, autoescolas, provas práticas e teóricas, exames médicos e psicológicos) normalmente. No início desta semana, uma falha de comunicação com a Base Nacional ocasionou algumas intercorrências que já foram sanadas pelas equipes do Detran e ATI.

O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), implantado desde o mês de dezembro de 2021, está em operação. Serviços como primeiro emplacamento, transferências, comunicação de venda em cartório, vistoria, multas e emissão de taxas referentes a veículos podem ser realizados pelos usuários nos postos de atendimento ou na sede do órgão.

O novo Renavam foi implantado a fim de propiciar um ambiente mais célere e mais estável para atendimento aos usuários, com a utilização de redundância e menos dependência de ações externas. O início do processo de migração (do antigo para o novo Renavam) sofreu algumas intercorrências por conta do volume de dados que precisaram ser transferidos, integrados e homologados na base nacional, referentes a uma frota de mais 1 milhão e 300 mil veículos e mais de 30 anos de operações.

Destacamos ainda que, as equipes do Detran e ATI monitoram diariamente o funcionamento do Renavam e Renach e, diante de qualquer intercorrência, entram em ação de imediato.

Os usuários que tiverem qualquer dificuldade com serviços relacionados a veículos, podem entrar em contato com o Detran-PI, por meio do email: [email protected].

Fonte: Detran-PI

Dê sua opinião: