Poderes

Agendamento para segunda dose e reforço será aberto na tarde desta sexta-feira (14)

O agendamento acontece em dois horários no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/

Os locais de vacinação são: terminais Zoobotânico, Buenos Aires, Livramento e Parque Piauí

Os locais de vacinação são: terminais Zoobotânico, Buenos Aires, Livramento e Parque Piauí

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abre hoje (14) novas vagas de agendamento para segunda dose e dose de reforço dos imunizantes da Pfizer e Janssen. O agendamento acontece em dois horários no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/.

Às 16h, serão abertas as vagas para a dose de reforço da Janssen, voltadas para aqueles que receberam a dose única há pelo menos dois meses. “Reforçamos que as mulheres que tomaram Janssen previamente e no momento atual estão gestantes ou puérperas deverão utilizar como dose de reforço o imunizante da Pfizer”, lembra Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação em Teresina. Nesse mesmo horário, serão abertas também vagas de agendamento para dose de reforço para adultos de 18 anos e mais que tomaram outros imunizantes. Para este público, o intervalo é de quatro meses da última dose.

Já às 18h, o sistema abre para agendamento da segunda dose da vacina da Pfizer (para pessoas com segunda dose até 20.02.22 - respeitando intervalo mínimo de três semanas entre primeira e segunda dose).

A FMS disponibiliza ainda cinco postos drive thru que estarão abertos durante a próxima semana – de segunda (17) a sexta-feira (21), no horário das 9h às 17h. Eles estão instalados nos terminais Zoobotânico, Buenos Aires, Livramento e Parque Piauí, além do CEU Norte, na Santa Maria da Codipi.

Nestes locais, serão contemplados também os seguintes públicos: 1ª dose para pessoas de 12 anos e mais, dose de reforço (respeitando intervalo mínimo de quatro meses da última dose), dose adicional para imunossuprimidos (com intervalo de 28 dias da última dose) e segunda dose da vacina da Pfizer (respeitando intervalo mínimo entre as doses de 3 semanas), Astrazeneca e Coronavac (respeitando intervalo mínimo de 4 semanas para ambos os imunizantes).

Emanuelle Dias faz um alerta para que as pessoas que vão tomar a vacina esta semana aguardem um pouco caso estejam sentindo algum sintoma gripal. “A vacinação contra a covid-19 deve ser adiada caso a pessoa apresente sintomas gripais ou quadros febris. Para que a imunização seja feita, é importante que o quadro de saúde esteja normalizado”, diz.

Agendamento - 14.01.2022

16h - Dose de reforço adultos 18 anos ou mais (intervalo mínimo de 4 meses da última dose)

Dose de reforço Janssen (pessoas que receberam dose única da Janssen com intervalo mínimo de 2 meses, podendo esse intervalo ser de até 6 meses. As mulheres que tomaram a Janssen previamente e, no momento atual, estão gestantes ou puérperas deverão utilizar como dose de reforço o imunizante pfizer)

18h - Segunda dose Pfizer (segunda dose até 20.02.2022 - respeitando intervalo mínimo de 3 semanas entre 1ª e 2ª dose)

17 a 21.01.2022

Drive Thru - 9h às 17h

Terminal Zoobotânico

Terminal Parque Piauí

Terminal Buenos Aires

Terminal Livramento

CEU Norte

1ª dose adolescentes (12 anos ou mais)

2ª dose de Pfizer (respeitando intervalo mínimo entre as doses de 3 semanas)

2ª dose de Astrazeneca (respeitando intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses)

2ª dose de Coronavac (respeitando intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses)

Dose de reforço (respeitando intervalo mínimo de 4 meses da última dose)

Dose adicional de imunossuprimidos (intervalo mínimo de 28 dias da última dose)

Centro de testagem muda de endereço

A partir de segunda-feira (17), um dos Centros de Testagem covid-19 da zona Sul de Teresina mudará de endereço. Neste dia, o centro que funcionava no Clube dos 100 passará a atender na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Luis Fortes, que fica no bairro Lourival Parente. Os centros funcionam de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Também na segunda-feira (17), o Centro do SINTUFPI – que suspendeu o atendimento temporariamente nesta sexta-feira (14) – volta ao funcionamento normal. Teresina mantém atualmente cinco centros de testagem covid, que atendem à população que está com sintomas gripais: tosse, espirro, febre, dor de garganta e mal estar.

Esses locais têm como objetivo realizar exames em pessoas com síndrome gripal direcionando o serviço de atendimento médico da rede pública municipal de acordo com a necessidade. O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que é necessário fazer o maior número de testes para agilizar o atendimento a quem apresenta síndrome gripal.

“Com a testagem estamos oferecendo melhor atendimento, pois o paciente que testa positivo para Covid deve procurar uma das sete UBS específica para atendimento Covid. Quando o teste tem resultado negativo para Covid, mas o paciente precisar de atendimento de saúde, pode procurar qualquer UBS”, explica o presidente.

Centros de Testagem Covid-19:

Zona Sul - Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Luis Fortes (Rua Delfim Moreira, 1345, Lourival Parente)

Zona Sul - Centro Universitário Santo Agostinho (Avenida Professor Valter Alencar, 665 - São Pedro);

Zona Norte - Clube do Servidor Municipal (Rua Minas Gerais, 1049 - Matadouro);

Zona Leste - Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí –SINTUFPI (Avenida Universitária, 661- Ininga) - Atendimento suspenso na sexta-feira (14)

Zona Sudeste - Ginásio Edmilson Jorge - Quadra 151 c/ Joaquim Nelson, Dirceu I.

Fonte: FMS

Dê sua opinião: