Demais Poderes

Guarda Municipal já interditou 2.084 estabelecimentos comerciais em Teresina

A Polícia Militar também vai atuar na fiscalização do cumprimento do isolamento social na capital

Lojas Americanas foi fechada pela Guarda Municipal de Teresina

Lojas Americanas foi fechada pela Guarda Municipal de Teresina Foto: PMT

A Guarda Municipal de Teresina vem fiscalizando, desde o dia 21 de março, o cumprimento dos decretos de prevenção ao contágio do Covid-19. Desde o inicio das atividades, já foram registradas 2.084 interdições de estabelecimentos comerciais funcionando irregularmente, apesar das determinações de isolamento social adotadas durante a pandemia.

As equipes contarão ainda com novos reforços, após nomeação de 261 aprovados pelo curso de formação de novos guardas. O documento foi assinado ontem (1), pelo prefeito Firmino Filho. O secretário de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira, destacou o trabalho realizado pela Guarda.

“Foi um compromisso nosso fazer a nomeação. Mesmo em um momento de crise, a Prefeitura se manteve firme. Dessa maneira, contribuímos para a sensação de segurança na nossa cidade, para o cuidado com o patrimônio público – que é missão fundamental da Guarda Municipal, diante da situação em que vivemos com o Coronavírus. A garantia do isolamento social tem tido efeitos em toda nossa cidade”, comemorou Samuel.

O decreto municipal determina a suspensão do funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais, de serviços e industriais, bem como as atividades da construção civil, com exceção apenas de alguns serviços essenciais. O decreto estabelece, ainda, que fica permitido o funcionamento de setores administrativos de alguns estabelecimentos, desde que seja realizado remoto e individualmente. Farmácias, supermercados e os serviços de saúde permanecerão abertos, assim como os deliverys. Os postos de gasolina deverão funcionar das 7h às 19h, com a suspensão do funcionamento das lojas de conveniência instaladas nesses locais.

O cidadão pode denunciar estabelecimentos que estejam funcionando irregularmente através dos números 153, (86) 3215-9317 ou falar diretamente com o WhatsApp da Guarda Municipal, por meio do número (86) 99438-0254. Além disso, a plataforma online Colab, também está disponível para o recebimento das denúncias. A intenção é manter todos que podem estar em casa durante esse momento de calamidade .

Fonte: PMT

Dê sua opinião: