Poderes

TRE-PI prepara urnas para o segundo turno e previsão de resultado é até às 20h30

Os resultados do primeiro turno, realizado dia 15, tiveram atraso de três horas

Urna eletrônica

Urna eletrônica Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) já concluiu na terça-feira (24) o processo de carregamento de dados das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições municipais em Teresina, única cidade do Estado que ainda não teve o gestor definido para os próximos 4 anos. O processo de preparo inclui a atualização do sistema das urnas com os candidatos, além da carga  da bateria dos equipamentos.  

Na capital, a disputa no segundo turno ficou entre o candidato do MDB, Dr. Pessoa, e o candidato apoiado pela atual gestão, o ex-secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma (PSDB). 

Com as urnas já preparadas, a instalação dos equipamentos nos locais de votação deve acontecer no próximo sábado (28). 

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, Anderson Lima explica o procedimento.  “Essas urnas ficam acondicionadas quando elas voltam dos locais de votação do primeiro turno, aguardando a preparação pelas zonas eleitorais aqui da capital. Isso está acontecendo desde sábado, e se encerra hoje. Nesses dias, a zona eleitoral prepara os dados com informação dos vencedores do primeiro turno em Teresina e faz um novo procedimento de preparação das urnas, dando uma nova carga na bateria que elas têm internamente [...] a partir do próximo sábado, as zonas passam a instalar essa urnas nos locais de votação. 

De acordo com o órgão, a expectativa é que o resultado final do segundo turno seja divulgado até às 20h do domingo. No primeiro turno, devido a problemas técnicos, o resultado final foi anunciado somente às 23h, uma hora após o horário previsto.

Fonte: TRE-PI

Dê sua opinião: