Poderes

TRE-PI destaca recorde na apuração dos votos das eleições municipais da capital

A totalização dos votos no segundo turno foi anunciado às às 19h08 do domingo

TRE-PI destaca melhor desempenho na apuração dos resultados das eleições da história

TRE-PI destaca melhor desempenho na apuração dos resultados das eleições da história Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) atingiu nesse domingo (29), às 19h08 min, o seu recorde quanto ao horário de encerramento da apuração de todas as 1.501 seções eleitorais, incluindo 272 seções agregadas, totalizando 100% das urnas eletrônicas de votação.

Nas Eleições Municipais de 2016, o horário final de fechamento da apuração foi às 0h51min, e nas Eleições para prefeito e vereadores de 2012, a conclusão se deu às 0h30min, tendo sido esse até então o melhor resultado alcançado pelo TRE-PI, quando se compara dados de eleições municipais.

Em números absolutos, ou seja, sem separação entre eleições gerais e municipais, o melhor tempo, a partir de 2008 quando o procedimento começou a ser avaliado, foi obtido no 2º Turno das Eleições Presidenciais de 2014, com 100% das urnas apuradas no Piauí (Capital e Interior) às 21h16min.

O resultado deste ano de 2020 é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2012 quando o TRE começou a implementar um projeto de acompanhamento da logística montada pelas Zonas Eleitorais, em conjunto com a Secretaria de Tecnologia da Informação - STI do TRE-PI, para o recolhimento das mídias de resultado e a transmissão dos seus dados ao tribunal, iniciativa denominada “Logística de Transmissão de Resultados”.

Por esse projeto são analisadas as ações executadas pelas Zonas Eleitorais, conforme suas realidades, para otimizar a transmissão ao TRE-PI dos boletins de urna (BU) gravados nas mídias de resultado, avaliando-se sua aplicabilidade e contribuição para a agilidade na totalização, apuração e divulgação dos resultados, aumentando-se com isso a segurança do pleito e otimizando-se os recursos empregados.

Somadas as iniciativas das Zonas Eleitorais, a STI do TRE-PI também disponibiliza tecnologias para o estabelecimento de pontos de transmissão remotos, via satélite ou através do uso de um local de internet, instalado em escola, ou direto do próprio cartório. Foi desenvolvido ainda o sistema MaxLog que gerencia essas informações de logística referentes a cada pleito.

Na esteira dessa atenção especial que o TRE-PI vem dando a logística de apuração dos resultados merece destaque a criação do Prêmio de Logística das Eleições, instituído em 2016, reeditado agora em 2020 sob a gestão do atual Presidente do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira, para reconhecer as Zonas Eleitorais que dão atenção especial ao tema e se preparam da melhor maneira.

Fonte: TRE-PI

Dê sua opinião: