Demais Poderes

Teresina registrou 2 mil crianças infectadas pela Covid-19 com 98% de cura

Desse total, 98% se recuperaram e 2% ficaram em isolamento social em casa

Quase 100% de cura entre as crianças que contraíram a Covid-19

Quase 100% de cura entre as crianças que contraíram a Covid-19 Foto: PMT

Dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) apontam que 1.713 crianças menores de 12 anos de idade foram diagnosticadas com Covid-19 em Teresina, desde março até esta segunda-feira (21). Desse total, 98% ficaram recuperadas e 2% estão em isolamento social. O público infantil não faz parte do grupo de risco da Covid-19, mas a FMS alerta que a doença ainda é alvo de estudos científicos pelo mundo, o que requer cuidados preventivos pela população.

Mariana Nery, de 11 anos de idade, está na lista dos recuperados da Covid-19. Ela é aluna do projeto Samuzinho, iniciativa do SAMU que ensina primeiros socorros para crianças.  A sua mãe Sheyla Barbosa é enfermeira e conta que a filha apresentou sintomas leves da doença. “A família ficou apreensiva com a notícia, mas ela venceu a batalha contra esse vírus. Nós confiamos na conduta de médicos e, durante o tratamento em casa, ficamos monitorando”.

De acordo com o sistema de notificação do município, a FMS não registrou nenhum óbito de criança com Covid-19 na capital do Piauí. Foi computado ainda que 97% desse público não tinha comorbidades e 3% possuía doenças crônicas, como diabetes, imunodeficiência, doença pulmonar, cardiovascular, renal e neurológica. Além disso, 51% das crianças eram do sexo masculino e 58% apresentaram sintomas da doença.

O médico infectologista da FMS, Walfrido Salmito, relembra que as pessoas de todas as faixas etárias devem cumprir as medidas de higiene e de distanciamento social. “Vivemos a maior crise sanitária, social e econômica da história. É necessário que todos façam a sua parte para evitar a proliferação do Coronavírus. Os pais, por exemplo, devem ensinar as crianças que elas têm que usar máscara a partir dos dois anos, lavar as mãos, usar álcool em gel e ficar distante das pessoas”.

Fonte: PMT

Dê sua opinião: