Demais Poderes

TCE realiza vistoria surpresa em 30 hospitais estaduais

O trabalho foi realizado do litoral piauiense até o extremo sul do Piauí

A fiscalização encerrou no final da tarde desta quarta-feira

A fiscalização encerrou no final da tarde desta quarta-feira

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) iniciou, às 8h30 desta quarta-feira (04), a primeira fiscalização ordenada realizada no estado. Cerca de 70 agentes de fiscalização estão averiguando “in loco”, de forma surpresa e em regime de força-tarefa, a situação de todos os 30 hospitais estaduais localizados em 23 municípios do Piauí, simultaneamente.

Os técnicos estão analisando, concomitantemente, desde a estrutura dos hospitais, os serviços e as condições de atendimento à população, presença de médicos e demais profissionais da saúde nos plantões, até a situação das cozinhas e alimentos, além das farmácias dos hospitais. A fiscalização encerrou às 17 horas.

O presidente do TCE/PI, conselheiro Abelardo Pio Vilanova, explica que a fiscalização ordenada objetiva, inicialmente, produzir um diagnóstico para orientar os gestores para a solução dos problemas apontados. “É uma ação que deve contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública. Com isso, nós queremos garantir atendimentos de qualidade para a população, especialmente para as pessoas mais carentes", complementa.

Durante a fiscalização ordenada, os agentes de fiscalização do TCE/PI utilizam equipamentos e ferramentas de tecnologia da informação na coleta de dados, processamento, e envio de informações diretamente das atividades de campo, com transparência e em tempo real, das ações e resultados.

A diretora da DFAE (Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual), Liana Melo, explica que o TCE/PI implantou uma Central de Monitoramento que recebe simultaneamente as fotos e informações de todas as equipes de campo.

“A previsão é que amanhã a gente já divulgue o relatório consolidado da operação, com os dados gerais. Posteriormente, os dados segmentados de cada órgão serão encaminhados aos conselheiros relatores de processos ligados às entidades fiscalizadas e aos gestores das unidades fiscalizadas”, explica Liana.

Para a chefe da Divisão Especializada na Saúde (DFESP2) do TCE/PI, Geysa Elane Sá, a fiscalização ordenada será fundamental para o direcionamento de fiscalizações e auditorias especificas futuras. “Nós teremos informações para ações mais direcionadas onde for necessário, com foco nos problemas que mais atingem à população”, pontua.

Todas as informações, com fotos, dados e situações de irregularidade são transmitidas em tempo real para a central de monitoramento dos trabalhos, que podem ser acessados pelo link www.tce.pi.gov.br/fiscalizacaoordenada durante todo o dia.

O TCE/PI é o terceiro Tribunal de Contas do país a realizar esse modelo de fiscalização, que já é utilizado em São Paulo desde 2016. O TCE de Roraima também iniciou as fiscalizações este ano.

As fiscalizações ordenadas são feitas de forma surpresa, executadas em regime de força-tarefa de forma simultânea, num único dia, utilizando toda a força disponível de trabalho de técnicos e auditores. 

Os agentes de fiscalização saem a campo para avaliar não só a legalidade, mas também a qualidade do gasto dos recursos em políticas e serviços públicos.

As ações consistem no deslocamento de agentes para inspecionar ‘in loco’ diversas áreas da administração pública, como transporte, merenda e material escolar; almoxarifado; tesouraria; creches; hospitais; unidades básicas de saúde; obras públicas; resíduos sólidos; segurança, entre outras.

Confira a relação dos hospitais fiscalizados:

 

 

RELAÇÃO DOS HOSPITAIS ESTADUAIS FISCALIZADOS

 

Cidade

Distância da Capital

Hospital

1

Teresina

-

Maternidade Dona Evangelina Rosa

2

Teresina

-

Hospital Getúlio Vargas

3

Teresina

-

Hospital Infantil Lucídio Portela

4

Teresina

-

Hospital Areolino de Abreu

5

Teresina

-

Hospital da Polícia Militar

6

Teresina

-

Hospital de Doenças Tropicais Dr. Natan Portela

7

Teresina

-

Unidade de Saúde do Mocambinho

8

Demerval Lobão

35

Hospital Local João Luís de Morais

9

Campo Maior

84

Hospital Regional de Campo Maior

10

Barras

127

Hospital Regional Leônidas Melo

11

Amarante

160

Hospital Regional Francisco Ayres Cavalcante

12

Elesbão Veloso

164

Hospital Estadual Norberto Moura

13

Piripiri

165

Hospital Regional Chagas Rodrigues

14

Esperantina

188

Hospital Estadual Júlio Hartman

15

Valença

216

Hospital Regional Eustáquio Portela

16

São Miguel do Tapuio

226

Hospital José Furtado de Mendonça

17

Floriano

248

Hospital Regional Tibério Nunes

18

Luzilândia

250

Hospital Local Gerson Castelo Branco

19

Oeiras

283

Hospital Regional Deolindo Couto

20

Picos

314

Hospital Regional Justino Luz

21

Parnaíba

334

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde

22

Parnaíba

334

Hospital Colônia de Carpina

23

Simplício Mendes

388

Hospital Estadual José de Moura Fé

24

Canto do Buriti

409

Hospital Estadual Domingos Chaves

25

São João do Piauí

459

Hospital Teresinha Nunes de Barros

26

Uruçuí

474

Hospital Senador Dirceu Arcoverde

27

São Raimundo Nonato

522

Hospital Regional Senador Cândido Ferraz

28

Bom Jesus

604

Hospital Regional Manoel de Sousa Santos

29

Curimatá

836

Hospital Local Júlio Borges

30

Corrente

843

Hospital Regional João Pacheco Cavalcante

 

Fonte: Ascom

Dê sua opinião: