Poderes

Sesapi inicia a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para o interior do estado

Até esta terça-feira, todas as cidades do Estado vão estar com as doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde

Sesapi inicia a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para o interior do estado

Sesapi inicia a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para o interior do estado Foto: Reprodução

As doses de vacinas que chegaram ao Piauí nesta segunda-feira (18) foram encaminhadas para a Rede de Frios em Teresina para a separação de doses por municípios do Estado. Ainda na segunda-feira (18),  as cidades de Teresina, Campo Maior, Piripiri, Barras, Valença, Oeiras, Amarante receberam o imunizante,  além das doses destinadas à Fundação Municipal de Saúde.

Nesta terça-feira(19), vão receber as doses as cidades de Floriano, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente, Picos, São Raimundo Nonato,  Paulistana, Fronteiras e Parnaíba. Para estes municípios o deslocamento está sendo feito em aeronave.

Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, nestes municípios ficam as Centrais Regionais. “A partir das Centrais, as doses serão distribuídas para todas as cidades do Estado, ficando sob a responsabilidade de cada município a vacinação da sua população. Os profissionais de cada cidade já estão de prontidão, esperando essas doses chegarem. Depois desse processo, a vacinação segue o seu ritmo ”, explica Herlon.

A população de cada cidade deve procurar a Unidade Básica de Saúde do seu município e ver de que forma está sendo organizada a vacinação. “O Ministério da Saúde já sinaliza com o envio de mais doses. Na medida em que formos recebendo mais doses vamos avançando nas demais fases”, explica o superintendente.

Neste primeiro lote encaminhado pelo Ministério da Saúde, 61.160 doses da vacina foram encaminhadas para o estado do Piauí. Na capital,  a campanha de Vacinação contra a Covid-19 se iniciará em Teresina na próxima quarta-feira (20), dia determinado pelo Ministério da Saúde. As equipes da FMS se organizaram prontamente para saberem todos os pormenores técnicos e realizar a correta aplicação do imunizante na população alvo.

Fonte: Sesapi

Dê sua opinião: