Demais Poderes

Secretaria Nacional de Segurança Pública desenvolve o Senasp Itinerante no Piauí

Objetivo é ampliar a interlocução da com as secretarias de Estado da Segurança

Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça

Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

De forma inédita, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP) está percorrendo as cinco regiões do País com a ação “Senasp Itinerante”. O objetivo é ampliar a interlocução da pasta com as secretarias estaduais da área e ouvir as principais demandas dos Estados para apresentar possíveis soluções voltadas à melhoria da segurança pública tendo em vista a realidade local. A região Nordeste será a segunda a receber o projeto, que acontece em Natal (RN), de 20 a 22 de outubro.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Renato Paim, apresentará aos atores participantes o portfólio do órgão. Estarão presentes os comandantes-gerais das polícias militares, comandantes-gerais dos corpos de bombeiros militares, chefes de polícia civil e dirigentes de polícia científica dos estados nordestinos, além de representantes das secretarias de segurança pública de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Na ocasião, serão debatidos o fortalecimento das instituições, políticas de prevenção à violência, valorização dos profissionais da segurança pública. Serão apresentadas, ainda, sugestões para melhoria das condições de trabalho, como o aplicativo Sinesp Agente de Campo, ferramenta digital gratuita que será entregue pela Secretaria Nacional de Segurança Pública às forças policiais para acesso a mandados de prisão e busca nacional de veículos roubados, entre outras operações. O aplicativo é destinado aos agentes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) que já utilizam as ferramentas do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Somente na região Nordeste, o aplicativo vai integrar 20.039 agentes. No estado do Piauí, serão integrados 2.061 agentes da segurança pública. Esse número é referente aos agentes que já utilizam as ferramentas do Sinesp e que poderão ter acesso ao novo Agente de Campo.

Fonte: Redação

Dê sua opinião: