Demais Poderes

Retomada de atividade presencial nos órgãos do Estado será por etapas e com segurança

Seplan e SeadPrev vão definir os órgãos que poderão voltar ao trabalho presencial

Secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto
Foto: Paulo Pincel

Secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto Foto: Paulo Pincel

A retomada das atividades presenciais nos órgãos estaduais deverá ser realizada por etapas, obedecendo a um cronograma elaborado pelas secretarias de Administração e Previdência (SeadPrev) e Planejamento (Seplan). A ideia é priorizar o retorno das pastas cujo trabalho exige a presença dos servidores no órgão. O assunto foi discutido em reunião por videoconferência conduzida pelos secretários Merlong Solano e Antônio Neto, nessa sexta-feira (3).

Responsável pela elaboração do plano de retomada organizada, o secretário de Planejamento, Antônio Neto, explicou que ainda não há uma data definida para o retorno do serviço público, mas a Seplan já está analisando quais órgãos poderão voltar ao trabalho presencial no primeiro momento. “Vamos criar um grupo de trabalho com a SeadPrev e a Divisão de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) para avaliar quais secretarias devem retornar primeiro e quais podem voltar em um segundo momento. Criaremos um cronograma que será apresentado ao governador Wellington Dias”, enfatizou o secretário.

“A ideia é priorizar aqueles órgãos cujo serviço exija a presença do servidor no ambiente de trabalho. Muitas pastas conseguem realizar muito bem suas atividades em home office, estas permanecerão assim por mais tempo. Os ajustes serão feitos de acordo com as especificidades de cada setor”, pontuou o secretário Merlong Solano.

O gestor frisou que serão avaliados critérios como número total de servidores por órgão, a quantidade de pessoas em grupo de risco, se a estrutura física do local permite que sejam feitas as adaptações necessárias ao retorno com segurança, dentre outros fatores. “Outro ponto importante para o retorno são os insumos.  A SeadPrev está adquirindo álcool em gel 70%, dispensadores de álcool, sabonete líquido e papel toalha para todos os órgãos”, explicou Merlong.

Protocolo de retorno

A diretora geral da Divisa, Tatiana Chaves, apresentou o protocolo higienicossanitário de retorno do serviço público. O documento é específico para a administração pública e prevê a realização de treinamento de pessoal e adoção de protocolos para limpeza e desinfecção de áreas comuns, cuidados em relação às refeições, compartilhamento de objetos, dentre outros. “Precisamos rever coisas muito básicas do local de trabalho, coisas que passam despercebidas, como o uso coletivo da garrafa de café e do pote de biscoito, por exemplo. Enfim, é a preparação para o novo normal”, pontuou Tatiana Chaves.

Cartilha

O secretário Merlong apresentou aos gestores a cartilha virtual elaborada pela SeadPrev com orientações para que os servidores possam evitar a contaminação pelo novo coronavírus. “Outra ação desenvolvida foi a criação de cartazes com as principais recomendações para as dependências dos órgãos, para que servidor e público estejam bem informados sobre as medidas de prevenção em relação à Covid-19. A Coordenadoria de Comunicação foi nossa parceira na elaboração da cartilha e dos cartazes”, destacou o secretário.

Fonte: CCom

Dê sua opinião: