Demais Poderes

Medidas mais rígidas iniciam nesta quinta-feira; confira o que funciona

As medidas mais restritas antecedem o início da retomada gradual das atividades econômicas no Estado e na Capital, que acontecem na próxima segunda-feira (6) .

Governo do Estado publicou decreto adotando medidas restritivas em todo o Piauí; confira o que funciona

Governo do Estado publicou decreto adotando medidas restritivas em todo o Piauí; confira o que funciona

Passam a valer a partir desta quinta-feira (2) as medidas adotadas pela Prefeitura Municipal de Teresina em parceria com Governo do Estado visando conter a disseminação do vírus, que nas últimas semanas vem apresentando uma curva de crescimento menor. As medidas mais restritas antecedem o início da retomada gradual das atividades econômicas no Estado e na Capital, que acontecem na próxima segunda-feira (6) e diferente de outras situações, as restrições desta semana irão iniciar  a partir de hoje (2) e irão até o próximo domingo (5). 

De acordo com o decreto municipal, na quinta-feira, 02 de julho, estão autorizados a funcionar as seguintes atividades e estabelecimentos: mercados, supermercados, hipermercados e congêneres; panificadoras e padarias; borracharias; serviços bancários; casas lotéricas; concessionárias de veículos, exclusivamente o setor de oficina para serviço de manutenção e conserto de veículos; farmácias e drogarias; serviços de saúde; atividades de distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados do petróleo; serviços de delivery; serviços de segurança e vigilância; serviços de transporte de cargas; órgãos e profissionais de comunicação; situações comprovadas de urgências e emergências.

Já no dia 03 de julho, sexta-feira, poderão funcionar os mercados, supermercados, hipermercados e congêneres; panificadoras e padarias; serviços bancários; casas lotéricas; atividades de distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados do petróleo; farmácias e drogarias, serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação; órgãos e profissionais de comunicação; situações comprovadas de urgências e emergências.

As restrições serão estendidas por todo o final de semana e serão mais rígidas no sábado (04) e domingo (05), com limitação ainda maior do funcionamento de várias atividades econômicas na cidade.  Assim, nestes dois dias poderão funcionar apenas farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação e situações comprovadas de urgências e emergências.

As medidas, agora alinhadas entre o Governo do Estado e Prefeitura Municipal visando diminuir as divergências, assim como ocorreu na última semana. Onde atividades permitidas por decreto assinado pelo Governo do Estado foram impedidas funcionar por determinação da Prefeitura de Teresina. 

Firmino defende Lockdown em todos os finais de semana de julho

Durante coletiva de imprensa concedida na última quarta-feira (1) o prefeito Firmino Filho sugeriu o modelo de lockdown que vem sendo adotado pela administração municipal nos últimos finais de semana também seja adotado durante todo o mês de julho. A estratégia tem apresentado bons resultados quanto ao índice de isolamento social da população da capital.

“Em relação à questão dos próximos finais de semana, minha posição individual é que neste mês devemos reforçar o isolamento, um esforço final, então temos que dar esse esforço final, defendo que em todos os finais de semana de julho sejamos bem rígidos com o isolamento”, destaca.

O gestor ressaltou que vem discutindo o fechamento da cidade, ou lockdown, com o Governo do Estado, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, além dos setores produtivos da cidade, como comércio e indústria, e representantes de entidades sindicais e dos trabalhadores. “Precisamos desse esforço final para ultrapassar essa fase de crescimento da doença. Ampliamos nossa capacidade de responder à crise, mas é muito importante que haja um pacto coletivo entre instituições e a sociedade para reforçar as medidas de isolamento social”. A proposta será defendida no Comitê Emergencial.

Confira íntegra do decreto que tem validade para os próximos 4 dias: 

Dê sua opinião: