Demais Poderes

Relatório aponta aumento no número de crimes violentos no Piauí em 2020

Em comparação com o ano de 2019, foi identificado um aumento de 21,12% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais em todo o estado

Secretaria de Segurança Pública do Piauí divulga Relatório de Criminalidade 2020

Secretaria de Segurança Pública do Piauí divulga Relatório de Criminalidade 2020 Foto: Ccom

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal, apresentou, na manhã desta terça-feira (12), o Relatório de Criminalidade de 2020 com números dos crimes de homicídio doloso, feminicídio, roubo seguido de morte, estupro seguido de morte, infanticídio, dentre outros dos quais a morte decorre de uma agressão intencional. Além do monitoramento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), também foram contabilizados as ocorrências de roubos e roubos de veículos em Teresina, as ações do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre).

De acordo com o relatório, comparando os números dos anos de 2019 e 2020 o estado do Piauí teve um aumento de 21,12 % no número de CVLIs. Foram registrados 711 no passado, contra 587 crimes no ano de 2019. Na capital, o aumento de Crimes Violentos Letais Intencionais foi de 25,31 %, sendo 36% das ocorrências na zona Sul de Teresina. Na capital, houve uma redução de 26,31% no número de latrocínio (roubo seguido de morte) e uma queda de 28,07% no número de roubo.

“Estamos analisando as causas e atuamos na consequência. Temos algumas hipóteses para o aumento da criminalidade que, por exemplo, em março a partir da soltura de presos devido na pandemia, um problema de saúde pública, que refletiu diretamente na segurança pública. Mas são apenas suposições, não queremos aqui buscar culpados. Dentro dessa realidade, vamos trabalhar com ações integradas com as instituições federais e municipais”, explicou o secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira.

No ano de 2020, foram registrados 5.374 boletins nas Delegacias Especializadas de Atendimentos a Mulher (DEAMS) em todo o estado e 883 denúncias feitas através do botão do pânico do aplicativo Salve Maria. O número de feminicídio teve uma redução de 6,9% em relação a 2019. Em 2020, foram 27 mulheres foram assassinadas envolvendo violência doméstica e familiar ou pela condição do gênero, no ano anterior, foram 29 casos, a maioria nas cidades do interior.

“Outro aspecto que chama atenção é a redução dos feminicídios, apesar do aumento do número de assassinatos de mulheres, mas tivemos uma redução, ainda em relação à violência contra mulheres. Houve uma redução pequena no número de registros de boletins de ocorrência no período da pandemia, quando as medidas se flexibiliza da pandemia aumenta, até ultrapassa o restante do ano. Por outro lado, tivemos um maior acionamento do aplicativo Salve Maria, se mostrando um instrumento eficiente neste período de pandemia”, detalhou o coordenador do Núcleo de Estatística da SSP, delegado João Marcelo.

O secretário Rubens Pereira explica que, para os próximos meses, as forças de segurança se concentrarão em ações mais urgentes e em medidas de soluções definitivas.

“Nós precisamos, nesse momento, fazer operações e investigações. O Piauí ainda se encontra numa situação melhor que outros estados, mas não deixa de ser preocupante e nós vamos atuar para que esses indicadores baixem”, finalizou.

Fonte: Ccom

Dê sua opinião: