Poderes

Regina Sousa participa do Fórum dos Corregedores Gerais da Justiça do Matopiba

Evento contou com a presença de representantes de instituições ligadas à questão fundiária

Regina SOusa participou do Fórum do Matopiba

Regina SOusa participou do Fórum do Matopiba Foto: CCom

A vice-governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, participou, nesta terça-feira (27), da 5ª Reunião do Fórum Fundiário dos Corregedores Gerais da Justiça dos Estados do Matopiba. O evento contou com a presença de representantes de instituições parceiras ligadas à questão fundiária.

O evento busca a união entre as instituições do Poder Judiciário dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, com o objetivo principal de promover a segurança jurídica na região do Cerrado brasileiro.

“O Matopiba é um processo ainda em discussão e é importante ser colocado em pauta. Hoje, aqui, tratamos sobre avanços que já tivemos no campo, principalmente no Piauí. Nós celebramos uma lei que pôs fim a muitos conflitos existentes e já conseguimos avançar na entrega de muitos títulos, inclusive de comunidades indígenas”, destacou a vice-governadora.

Na abertura do evento teve a cerimônia de entrega da Medalha Colaborador Emérito da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí. Os corregedores apresentaram palestras temáticas com o intuito de discutir soluções para os problemas fundiários comuns aos estados da região.

“Essa ideia é genuinamente piauiense e conclamamos os corregedores de outros estados para criar este fórum para dividir, transferir e compartilhar nossas experiências com a questão fundiária, monitoramento de conflitos em cada um destes estados. A nossa vice-governadora tem acreditado muito nessa iniciativa, foi uma baluarte e defensora na aprovação dessa lei e na construção desse marco legislativo que temos hoje”, disse o corregedor-geral de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida.


A realização do fórum de 2020 estava agendada para ser presencialmente em Teresina, mas devido às medidas necessárias de isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus, a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí elaborou um novo formato para a realização do evento.

Dê sua opinião: