Poderes

Reforma no Hospital Natan Portella garante 23 novos leitos de UTI

A unidade hospitalar vai ficar com 130 leitos, entre os de enfermaria e de UTI

O governador Wellington Dias e o secretário Florentino Neto visitaram as obras do Natan Portella

O governador Wellington Dias e o secretário Florentino Neto visitaram as obras do Natan Portella

Na manhã desta sexta-feira (16), o Governador Wellington Dias e o Secretário Florentino Neto realizaram visita as obras que estão sendo realizadas no Hospital Natan Portella. O Governador e o Secretário foram guiados pelo Diretor José Noronha pela estrutura do hospital para acompanhar os trabalhos. Entre as melhorias que a unidade receberá está ampliação de leitos de enfermaria e de leitos de UTI, além de leitos de pressão negativa entre eles, melhorias estruturais da unidade, centro cirúrgico, melhores condições de trabalho e mais segurança para os profissionais que atuam na unidade e mudança do setor administrativo para outro prédio.



Antes das obras se iniciarem na unidade, o hospital contava com 60 leitos para internação nas enfermarias e 7 leitos de UTI, após as obras a unidade passará a contar com 80 leitos de enfermaria e 30 leitos de UTI, sendo 10 destes leitos com pressão negativa. Tecnologia que garante maior segurança para todos na unidade, filtrando o ar que e permitindo que ele flua para dentro da sala de isolamento, mas não escape do quarto, evitando contaminação de outro ambiente.

O governador Wellington Dias disse que as obras apresentam uma grande importância para toda a comunidade, uma vez que o Hospital Natan Portella é a maior referência na região Meio Norte do Brasil. “Este é um hospital que cuida de diversas doenças infectocontagiosas e outras patologias e que está passando por reformas para melhorar ainda mais a qualidade de seus serviços para a população. Dentro do Pró Saúde essas melhorias vem sendo acompanhadas de perto pela Secretaria de Saúde, para garantir um trabalho que possa servir a nossa população tanto neste momento que estamos passando como para situações futuras”, disse o governador. O Secretário Florentino Neto destaca que as obras que vem sendo desenvolvidas por toda a rede irão desenvolver a rede de saúde do estado, garantindo melhores serviços e melhores condições de trabalho para todos que atuem e dependam da saúde pública no Piauí.

“Aqui estamos ampliando os leitos, melhorando as enfermarias, realizando todo um trabalho que irá garantir para a nossa população uma excelência no serviços de saúde. Será um hospital moderno, com centro cirúrgico e com todas as condições que nós sempre desejamos para o  Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, as obras seguem em ritmo acelerado, é um investimento de mais de R$ 7 milhões e hoje estamos aqui verificando essas obras para garantir a entrega de uma unidade ampliada e que atenda a todos”, explicou o Secretário Florentino.O diretor da unidade Dr. José Noronha explica que o trabalho se trata de um processo de reestruturação e ampliação da unidade.

“Hoje prontos nós temos uma enfermaria de 3 leitos de pressão negativa, que já estão em funcionamento desde o início da pandemia, Nós temos um leito de pressão negativa na nossa UTI térrea, também desde o começo da pandemia, e os 20 leitos hoje disponíveis para os pacientes com Covid-19 foram enfermarias reformadas com as melhores estruturas de proteção para os profissionais de saúde e para os pacientes. Assim que o nosso CTI  for concluído, essa estrutura de UTI virá para o CTI  e os espaços retornaram a ser enfermarias, com a possibilidade de serem leitos volantes frente uma possibilidade de uma nova necessidade por leitos”, conclui o diretor.

Fonte: CCom

Dê sua opinião: