Reunião na Anvisa neste domingo vai decidir sobre uso emergencial de vacinas
Aos 74 anos, o médico José Pessoa Leal foi eleito prefeito de Teresina no domingo de segundo turno. A dificuldade de expressão não o impediu que o médico, filho de lavradores, alfabetizado aos 15 anos, aplicasse uma das mais retumbantes derrotas no professor Kleber Montezuma (PSDB), ex-secretário municipal de Educação.
Tido como "tosco" pelos adversários, Dr. Pessoa apostou justamente na simplicidade para superar os obstáculos, inclusive o discurso agressivo e ameaçador dos adversários. Com humildade, prometendo governar para os pobres e desassistidos, o candidato "problema" venceu a arrogância, a soberba dos apoiadores de "Klebão", que representou o grupo político que manda na Prefeitura de Teresina há quase quatro décadas.
Também saíram derrotados o prefeito Firmino Filho (PSDB), o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, e outros caciques políticos do Piauí, que estavam por trás da candidatura de Montezuma. Dr. Pessoa foi o escolhido de 420.177 teresinenses, ou 62,31% dos votos válidos, contra 142.941 votos (37,69%) de Kleber Montezuma.
Quem é Pessoa?
Nascido na localidade Lagoa da Rosa, no município de Água Branca, no dia 12 de agosto de 1946. Filho dos agricultores Faustino José Leal e Maria Raimunda Leal. Irmão de seis e pai de três. Foi alfabetizado apenas aos 15 anos. Em 1966 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (UNIFESO), no RJ. Especializou-se em Cirurgia Geral, Saúde Pública, Administração Hospitalar, Medicina do Trabalho e é titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões do Rio de Janeiro e Mestre em Saúde da Família, tendo conquistado o direito de pleitear um Doutorado.
Trabalhou como acadêmico em 1975 e a partir de 1978 como médico no estado do Rio de Janeiro. Foi diretor do Serviço de Urgência e Emergência (Pronto Socorro) do Hospital das Clínicas de Teresópolis – RJ; diretor do Serviço de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas, Teresina-PI (Hospital de Ensino); diretor do Hospital Satélite (Diretor Clínico- Clínica Médica), Teresina-PI; desempenhou ainda atividades de ensino como professor concursado de cirurgia geral na Faculdade de Medicina de Teresópolis – RJ (departamento de cirurgias).
Atualmente é professor adjunto em Cirurgia Geral na Universidade Federal do Piauí – UFPI, coordenador do curso de Urgências Médica e Cirúrgicas na UFPI, coordenador de monitores do curso de Urgências Médica e Cirúrgicas na UFPI, membro do Conselho Universitário da UFPI e mestre em Saúde da Família UNINOVAFAPI.
Trajetória política
Dr. Pessoa iniciou sua trajetória política em 1988, quando candidatou-se a prefeito de Lagoinha do Piauí, mas não venceu as eleições. Em 1996 foi candidato a prefeito de Água Branca, mas só conseguiu ser eleito em 2000 como vereador de Teresina e foi reconduzido por três mandatos seguidos, em 2004, 2008 e 2012. Em 2014 foi eleito deputado estadual. Em 2016 disputou as eleições para prefeito e ficou em segundo lugar, com mais de 170 mil votos. Em 2018, candidatou-se ao Governo do Piauí, ficando novamente em segundo lugar e obtendo, na capital, 40 mil votos a mais que o governador. Em 2020, disputou as eleições para a Prefeitura de Teresina.
Dê sua opinião: