Demais Poderes

Protestos contra Bolsonaro reúne 25 povos indígenas e movimentos sociais em Brasília

As principais pautas das manifestações são o impeachment de Bolsonaro, a exigência de celeridade no processo de vacinação e a volta do auxílio emergencial de R$ 600

Manifestante pede a saída do presidente

Manifestante pede a saída do presidente Foto: Tiago Rodrigues/Congresso em foco

Protestos contra Bolsonaro estão marcados para acontecer neste sábado (19) em mais de 300 cidades em diferente regiões do Brasil. Em Brasília (DF), manifestantes se concentraram em frente à Biblioteca Nacional em direção ao Congresso Nacional e carregam faixas e cartazes contra o presidente.

As principais pautas das manifestações são o impeachment de Bolsonaro, a exigência de celeridade no processo de vacinação e a volta do auxílio emergencial de R$ 600. Ainda não há informação oficial sobre o número de participantes.

Indígenas que representam pelo menos 25 povos originários, de diversas regiões do país, e que protestam na Esplanada dos Ministérios contra um projeto de lei que dificulta a demarcação de terras também se juntaram aos manifestantes.

De acordo com a articulação Povo na Rua, que mapeia os atos, outras 42 cidades no exterior também estão com protestos marcados, em locais como Inglaterra, Itália e Portugal.

O Movimento Sem Terra (MST), a Frente Brasil Popular, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e outras centrais sindicais são alguns dos grupos que também participam do movimento pelo impeachment de Bolsonaro. Entre os diversos líderes e partidos políticos que estão presentes nos protestos são Psol, PT, PCB, UP, PSTU, Cidadania e PCdoB.

Em Brasília, participam do ato as deputadas federais Erika Kokay (PT-DF), Talíria Petrone (Psol-RJ) e Joenia Wapichana (Rede-RR).

As manifestações ocorrem na semana em que o Brasil se aproxima dos 500 mil mortos pela covid-19. Para evitar a propagação do vírus, organizadores fazem campanhas para que manifestantes mantenham distanciamento social, utilizem máscaras PFF2 e álcool em gel durante todo o protesto. No movimento do último dia 29, aglomerações foram observadas nas principais capitais, ainda que a maioria dos manifestantes utilizassem equipamentos de proteção sanitária.

Na manhã de hoje (19), Jair Bolsonaro participou da Cerimônia de Juramento à Bandeira e Entrega de Espadins da Turma Almirante Bosísio da Escola Naval, na Ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro.

Manifestação contra Bolsonaro em Brasília <div class='fotografo'> Tiago Rodrigues </div>









Manifestação contra Bolsonaro em Brasília
Fotos: Tiago Rodrigues



Fonte: Congresso em foco

Dê sua opinião: