Demais Poderes

Presidente do BNB indicado pelo "centrão" é destituído 24 horas após ser empossado

Alexandre Cabral, nome ligado ao famoso "centrão" é alvo de uma investigação do Tribunal de Contas da União (TCU) sob suspeita de irregularidades no período em que foi presidente da Casa da Moeda, em 2018.

Presidente do Banco do Nordeste é destituído um dia após tomar posse do cargo

Presidente do Banco do Nordeste é destituído um dia após tomar posse do cargo

O recém nomeado presidente do Banco do Nordeste (BNB), Alexandre Cabral foi exonerado do cargo nesta quarta-feira (3.jun). Decisão foi deliberada através do conselho de administração do BNB destituir Alexandre Borges Cabral da presidência da instituição. Ele foi indicação do chamado Centrão, e havia sido empossado do cargo na última terça-feira( 2.jun).

A motivação da saída do então presidente do banco está ligada com o processo que o gestor enfrenta que é movido pelo TCU (Tribunal de Contas da União) que apura supostas irregularidades em contratações feitas pela Casa da Moeda no período em que ele ficou à frente da estatal, em 2018. O suposto prejuízo é de R$ 2,2 bilhões.

Em comunicado oficial divulgado na quarta-feira, o Banco do Nordeste destacou que o conselho de administração “tem pautado suas deliberações de forma diligente, rigorosamente em conformidade as boas práticas de governança corporativa e em estrita observância da legislação vigente“.

O diretor financeiro e de crédito do banco, Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior, exercerá a presidência da instituição interinamente até que seja eleito novo ocupante para o cargo.

Havia acordo para que o cargo fosse entregue a 1º nome indicado pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, principal cacique do PL que teve o mandato cassado e foi condenado no mensalão, mas após manobra do ministro da Economia, Paulo Guedes, para evitar a indicação de Costa Neto, Cabral foi o indicado. Outras fontes afirmam que Cabral é indicação de, Fernando Bezerra Colho (MDB-PE). Ele nega. 

Confira a nota oficial divulgada pelo Banco do Nordeste sobre o assunto na última quarta-feira (3):

O  Banco  do  Nordeste  do  Brasil  S.A.  comunica  que  o  Conselho  de  Administração,  em sua 682ª Reunião, ocorrida nesta data, às 14h, deliberou conforme segue: 

•          Destituição do Sr. Alexandre Borges Cabral do cargo de Presidente do Banco do Nordeste do Brasil S.A;

•          Nomear para exercício interino da presidência do Banco  do  Nordeste do Brasil S.A. o Sr. Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior atualmente Diretor Financeiro e  de  Crédito,  cargo  o  qual  ele  ficará  acumulando  até  que  seja  eleito  novo presidente definitivo;

•          Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior é bacharel em Ciências da Computação, possui especialização em Negócios Internacionais, além de pós-graduações em Gestão  de  Negócios,  Gestão  Empresarial,  Administração  Financeira  e em Auditoria  e  Controladoria. Dentre  as  funções  desempenhadas  na  instituição  se destacam  a  de Diretor  Financeiro e de Crédito, superintendente  nas  áreas  de Tecnologia da Informação, de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais, e regional da Bahia. 

•          A Diretoria Executiva do Banco do Nordeste passou a ter a seguinte composição: ANTÔNIO JORGE PONTES GUIMARÃES JÚNIOR, como Presidente e  Diretor  Financeiro  e  de  Crédito, CORNÉLIO  FARIAS  PIMENTEL, HAROLDO MAIA  JÚNIOR,  PERPÉTUO  SOCORRO  CAJAZEIRAS,  SANDRA  DOS  SANTOS SOUZA LISBÔA e WANGER ANTONIO DE ALENCAR ROCHA.

•          O Banco do Nordeste do Brasil S.A., conforme consignado em ata da presente reunião,  a  ser  divulgada  dentro  do  prazo  legal  estabelecido,  informa que  seu Conselho  de Administração tem  pautado suas deliberações de forma diligente, rigorosamente em conformidade as boas práticas de governança corporativa e em estrita observância da legislação vigente.

•          O  Banco  informa  ainda  que  sobre  as  notícias  recentemente  veiculadas  tomou conhecimento  sobre  seu  conteúdo somente por  meio  da  mídia.  Assim  sendo, reitera  seu  compromisso  de  transparência e tempestividade de comunicação dos fatos aos seus acionistas.

Dê sua opinião: