Demais Poderes

Portadores de comorbidades poderão se cadastrar para receber vacina contra Covid-19

As pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades poderão se cadastrar, a partir desta quarta-feira (5), no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br

Vacina contra a Covid-19

Vacina contra a Covid-19 Foto: Brasil 61

As pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades poderão se cadastrar, a partir desta quarta-feira (5), no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ para receberem sua dose de vacina contra a Covid-19 em uma sala de vacina. As vacinas a serem utilizadas serão as 5.850 doses da Pfizer/BioNTech que chegaram ontem em Teresina e estarão disponíveis para os públicos-alvo em seis hospitais: cinco municipais e o Hospital Universitário da UFPI. 

A informação é da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina que disse ainda que o calendário dos outros públicos que devem receber vacinação como das pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (de 55 a 59 anos), gestantes/puérperas com comorbidades (a partir de 18 anos) e pessoas com Síndrome de Down (a partir dos 18 anos) serão divulgadas nos próximos dias. 

De acordo com a diretora de atenção básica da FMS, Laurimay Caminha, será seguida a lista de comorbidades que o Ministério da Saúde recomendou. 

“Todos têm que ter um documento que comprove a comorbidade (receita, laudo, relatório médico). Na sala de vacinação a pessoa apresenta a cópia do documento que comprove a doença, que ficará com o vacinador. Não vamos nos deter a data, o documento que a pessoa tiver vamos aceitar. A maioria das doenças são crônicas, a pessoa convive com ela. São muito poucas as que são de uma situação pontual”, afirma. 

Ela esclarece ainda que depois da vacinação dos idosos por idade, essa regra não deverá se seguida para a continuar a imunização. Ela afirma que a partir de agora serão grupos específicos. 

 “Isso só aconteceu com o grupo idosos. A partir de agora só vão ser contemplados grupos específicos como os com comorbidades, que também serão escalonados por idade. Não vamos continuar vacinando todas as pessoas conforme idade. Isso só vai acontecer quando o Brasil tiver um plano de vacinação em massa. No momento o país só tem o plano emergencial e ele só prever vacinação Covid para algumas categorias. A perspectiva do Ministério é para que no segundo semestre os nossos laboratórios tenham autonomia para produzir a vacina sem precisar dos insumos que ainda são importados. Aí quando chegar esse momento é que vai ser produzida vacina em quantidade e dará para vacinar em massa”, destacou.

Confira a lista de comorbidades

Fonte: FMS

Dê sua opinião: