Poderes

Piauí inicia a imunização dos povos indígenas contra o novo coronavírus

Ao todo serão contemplados 1.302 índios, distribuídos em 9 municípios piauienses, com idades a partir de 18 anos

Piauí inicia a imunização dos povos indígenas contra o novo coronavírus

Piauí inicia a imunização dos povos indígenas contra o novo coronavírus Foto: Sesapi

O Estado do Piauí começou nesta segunda-feira (05), a imunização contra a Covid-19 dos povos indígenas aldeados, contemplados no PNI-Plano Nacional de Imunização. Em Teresina, foram vacinados 30 índios da etnia Guajajara, na Aldeia Ukair, onde moram 45 famílias, no bairro de Fátima. A vacinação foi possível após aprovação na Comissão Intergestora Bipartite da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Serão contemplados 1.302 índios a partir de 18 anos.

A vacinação já começou em todo o Estado nas cidades em que vivem indígenas. As tribos estão localizadas nos municípios de Piripiri, Lagoa de São Francisco, Queimada Nova, Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Currais, Uruçuí e Teresina. Eles são das etnias Tabajara, Karirir, Gamela, Guegues e Guajajara. A vacinação dos indígenas ficará a cargo das secretarias municipais de saúde dos municípios onde cada tribo fica localizada.

Para a índia guajajara Aliã Wamiri, a vacina traz esperança para a população indígena. “É uma gota de esperança de vida pra nós. Não paramos de trabalhar na pandemia e temos que agradecer essa vitória de tomar a vacina”, diz Aliã.

Segundo o secretário de saúde, Florentino Neto a população indígena faz parte de um dos grupos de maior risco por conta da vulnerabilidade. “Com a imunização, fazemos uma evolução no plano de vacinação que contribui muito para cortar a transmissibilidade do vírus”, diz o gestor.


Fonte: Sesapi

Dê sua opinião: