Demais Poderes

Obras do PRO Piauí chegam a Buriti dos Montes, Assunção do PI e São Miguel do Tapuio

Obras só foram possíveis graças ao equilíbrio das contas públicas do Estado

Rafael Fonteles em Buriti dos Montes

Rafael Fonteles em Buriti dos Montes Foto: CCom

O secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, acompanhou de perto, neste fim de semana, na região norte do Piauí, obras do Governo do Estado, executadas por meio do programa PRO Piauí. No sábado (19), Fontelles esteve nos municípios de Buriti dos Montes, Assunção do Piauí e São Miguel do Tapuio, onde inaugurou obras executadas na primeira etapa do PRO Piauí, conferiu a execução de outras melhorias e autorizou novos investimentos para a região.

Coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles estava acompanhado de gestores estaduais, deputados estaduais e federais, do coordenador do PRO Piauí no Território dos Carnaubais, Antônio Félix; além de prefeitos e lideranças locais que vivem a realidade dos municípios e que pleitearam as melhorias junto ao Governo do Estado.

O secretário destaca que esses investimentos só são possíveis graças ao dever de casa que foi feito, que foi conseguir o equilíbrio das contas públicas do Estado. Segundo ele, isso permite que a administração estadual avance com investimentos para que o Piauí possa se desenvolver tanto social como economicamente, mesmo diante de uma pandemia que assola todo o mundo.

“Assim como nestas três cidades, temos ações nos 224 municípios piauienses. Não só na área de infraestrutura, que é a parte mais visível, como esta praça feita aqui em São Miguel do Tapuio, os calçamentos, pavimentação asfáltica, sistema de abastecimento como fizemos em Assunção do Piauí, na zona rural, mas temos também intervenções na área social, na educação, com a reforma e ampliação de três escolas estaduais que autorizamos aqui no município”, ressaltou Rafael Fonteles.

O coordenador lembrou ainda investimentos na área da saúde, com ampliação de leitos no estado, onde o Governo do Estado multiplicou por três o número de leitos clínicos e de UTI, levando o serviço a regiões que não tinham terapia intensiva. “Em alguns lugares dobramos a quantidade de leitos.  Estão sendo construídos novos hospitais, como a nova maternidade de Teresina e o novo hospital de Picos”, disse o secretário, citando, por fim, o trabalho também na questão da segurança alimentar, segurança hídrica e microcrédito, com o fomento à produção.

Uma das obras visitadas pelo gestor e que exemplifica bem os benefícios que são gerados para a população de toda uma região é a pavimentação da PI-322, no trecho entre Buriti dos Montes e Crateús. A via vai facilitar a interligação do Piauí com o Ceará, facilitando o acesso a atrativos turísticos da região e também permitindo e exploração econômica de algumas potencialidades e a escoação da produção.

Outra obra que terá grande impacto na interligação entre regiões do estado e que foi visitada por Rafael Fonteles é a pavimentação da PI-120, no trecho entre a PI-115, em São Miguel do Tapuio, a Pimenteiras, na região de Valença. A via interligará duas importantes regiões do estado, a norte e a sul.

“É uma obra importante sendo retomada pelo PRO Piauí. Sonho de décadas da população tanto de São Miguel como de Pimenteiras. Será pavimentado um total de 70 km, sendo que já temos 16 km concluídos até o povoado Coqueiro. Mas teremos o asfaltamento até o povoado Brejo da Onça, serviço que será finalizado até o fim deste ano. E no ano que vem chegaremos até Pimenteiras, permitindo o acesso aos territórios Vale do Sambito e Vale do Rio Guaribas”, destacou o secretário da Fazenda.

O prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompilim, comemorou a notícia que, segundo ele, é importante tanto para a cidade como para todas as pessoas que precisam da via de acesso dessa importante região. “Essa pavimentação vai trazer muito desenvolvimento. Sabemos como precisamos desse asfalto pois são ações importantes que mudam a vida das pessoas. Vamos seguir avançando com o PRO Piauí e com o apoio dos deputados”, destacou o gestor.

O ex-prefeito de Buriti do Montes, José Valmir Soares, participou da entrega de obras de pavimentação poliédrica na cidade, ao lado do deputado federal Júlio César Lima e do deputado estadual Georgiano Neto, e agradeceu ao governador e ao coordenador do PRO Piauí pelo esforço. “Esse é o tipo de ação que beneficia diretamente as pessoas, contribuindo para melhorar cada dia o município”, ressaltou o ex-gestor, que também teve, na oportunidade, a garantia de uma patrulha mecanizada para produtores da região.

Fonte: CCom

Dê sua opinião: