Poderes

Levantamento revela queda de 18,09% no número de infectados com a Covid-19 na capital

A pesquisa foi realizada nos dias 18, 19, e 20 de setembro e identificou 126.873 pessoas com o vírus.

Prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB)

Prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) Foto: PMT

Em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24) pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) mostrou que o número de positivados para a Covid-19 na capital caiu 18,09% em comparação  à etapa anterior da investigação. A pesquisa divulgada foi realizada entre os dias 18 e 20 de setembro e identificou 126.873 pessoas com o vírus. Na pesquisa da semana anterior, o número de infectados  era de 154.721, o que indica que esta semana a cidade registrou uma queda de 27.848 infectados. A pesquisa também mostrou indicadores de que a capital continua em tendência de queda nos atendimentos e mortes por Coronavírus.

De acordo com a sondagem, a taxa de transmissão do vírus continua a flutuar próxima ao valor 1. “O R0, que indica o índice de contágio da Covid-19, é um dado estimativo, então ele oscila naturalmente. Fazendo o cálculo matemático dos resultados observados no inquérito sorológico, tivemos o R0 de aproximadamente 1,09. Já a partir do comportamento da curva de notificações das semanas epidemiológicas, o R0 ficou em 0,97”, explicou o prefeito.

O número apresentado é quatro vezes superior ao registrado pelo Centro de Operações de Emergência (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que é de 28.332. 

Nesta etapa da sondagem, a zona Norte lidera o ranking de casos de Covid-19 e aparece com 33% de pessoas infectadas com o Coronavírus. Em seguida aparece a zona Sul, registrando 30% dos casos. A zona Leste representa 19% dos casos, e a zona Sudeste, que ja foi a região com o maior índice de contaminação da doença, registrou somente 17% das pessoas da região infectadas.

Firmino também destacou foi registrado um crescimento de 23,5% nos atendimentos à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) se comparadas as médias móveis da etapa atual com a de 14 dias atrás. O gestor afirmou que apesar do aumento e diminuição dessa procura por esse tipo de atendimento ser frequente, o dado será monitorado ao longo das próximas semanas, para verificar se esse aumento será contínuo ou não.

O relatório apontou que a taxa de ocupação dos leitos Covid-19 na capital está abaixo dos 70%. Um aumento na ocupação foi registrada nesta etapa, mas  isso se deve ao fato de que a Prefeitura de Teresina desativou muitos leitos, que foram convertidos para atendimentos de outra natureza, e não mais casos de Covid-19.

Sobre as mortes em decorrência da pandemia, Firmino destacou que a cidade está  chegando no platô mínimo.  A média da cidade, que já chegou a ser de 15 óbitos por dia, hoje é de apenas de 3 registros.  “Continuaremos monitorando para verificar se esses dados se deterioram e, a partir daí, decidiremos nossos próximos passos, como temos feito desde o início. Mas esses resultados mostram que, até o momento, temos feito nossa retomada da melhor forma possível”, finalizou o prefeito.

Óbitos de residentes por semana epidemiológica em Teresina

Fonte: PMT

Dê sua opinião: