Demais Poderes

Ibope aponta vitória de Dr. Pessoa no segundo turno em Teresina

A pesquisa Ibope/TV Clube foi realizada entre os dias 21 e 23 de novembro

Dr. Pessoa abraça eleitor em visita a mercado público de Teresina

Dr. Pessoa abraça eleitor em visita a mercado público de Teresina Foto: Assessoria/Facebook

A pesquisa eleitoral para 2º turno realizada pelo Ibope, no período de 21 a 23 de novembro, mostra que o candidato do MDB, Dr. Pessoa, seria eleito prefeito de Teresina se as eleições fossem hoje. Foram entrevistados 602 eleitores de Teresina. A pesquisa foi encomendada pelo TV Clube, emissora filiada a Rede Globo, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí com o número PI 00826/2020.

Na pesquisa estimulada, o ex-deputado e médico Dr. Pessoa aparece com 55% das intenções de voto do eleitorado teresinense. O professor e ex-secretário de Educação do município Kleber Montezuma (PSDB) obteve 30% das respostas. Os votos brancos e nulos somaram 11% e 4% dos entrevistados não responderam e/ou não sabem em que votar no domingo (29).

 


Votos válidos
Se computados do apenas os votos válidos, onde se exclui os eleitores indecisos, votos nulos e brancos, Dr. Pessoa alcança 65% das intenções de voto. O tucano Kleber Montezuma sobe para 35% das intenções. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgação do resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um dos candidatos precisa obter metade mais um voto válido, isto é, 50% dos votos válidos mais um voto.


Espontânea
Na pesquisa espontânea, onde o próprio eleitor é quem diz o nome do candidato que pretende votar, o emedebista ficou com 53% e Kleber Montezuma recebeu 29% das intenções de voto. Branco e nulo aparece com 10% e não sabem ou não opinam, 8%.

A pesquisa tem nível de confiança de 95%. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Fonte: Ibope/TV Clube

Dê sua opinião: