Governo divulga PIB de 2017 dos municípios do Piauí

Os números expõem desde suas variações ao longo dos anos ao ranking das dez cidades com maior PIB municipal

Governo do Estado divulgou nesta sexta-feira (12) o PIB dos municípios no ano de 2017

Governo do Estado divulgou nesta sexta-feira (12) o PIB dos municípios no ano de 2017 Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) apresentou nesta sexta-feira (13), às 10h da manhã, no auditório da Seplan, os números relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do Piauí referentes ao ano de 2017.

Na ocasião foram divulgados os dados dos 224 municípios piauienses, os números expõem desde suas variações ao longo dos anos, até os municípios que mais evoluíram, os que mais caíram e ainda o ranking das dez cidades com maior PIB municipal.

Segundo Manfredi Cerqueira Júnior, gerente de Contas Regionais da Seplan, o PIB dos municípios obedece a uma metodologia uniforme para todas as unidades da federação e é integrado, conceitualmente, aos procedimentos adotados nos Sistemas de Contas Nacionais e Regionais do Brasil. “O trabalho consiste na identificação de variáveis que permitam distribuir o valor adicionado bruto entre os municípios”, explicou o gerente.

O cálculo do Produto Interno Bruto dos municípios avalia o fluxo de produção nos 224 municípios piauienses, identificando o valor adicionado total gerado pelos segmentos da agropecuária, indústria e serviços, além dos impostos medidos indiretamente e o PIB per capita.

Entre os 224 municípios piauienses, dez são responsáveis por 62,20% da riqueza gerada no estado em 2017, enquanto em 2016, esses municípios foram responsáveis por 64,63% da economia do Piauí, mantendo, assim, a concentração da riqueza.

Fonte: Ccom

Dê sua opinião: