Demais Poderes

Governador Wellington Dias decide suspender carnaval no Piauí

Em reunião com o COE, governador discutiu sobre o crescimento dos números de casos, ampliação de leitos, restrições no carnaval e volta às aulas

Governador Wellington Dias e secretário de Saúde Florentino Neto, durante reunião do COE

Governador Wellington Dias e secretário de Saúde Florentino Neto, durante reunião do COE Foto: Sesapi

O governador Wellington Dias (PT) se reuniu, nesta terça-feira (19), com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) de combate à Covid-19 para discutir sobre o crescimento dos números de casos, a ampliação de leitos, as restrições no carnaval e o retorno das aulas da rede estadual de ensino no Piauí.

Para evitar aglomerações e colapso na Rede de Saúde, o governador decidiu pela não realização de eventos carnavalescos no Piauí, bem como suspendeu os pontos facultativos da segunda-feira de carnaval e da Quarta-Feira de Cinzas. 


“Este ano, estamos adotando a medida da não realização de eventos carnavalescos porque temos uma situação em que há alta transmissibilidade, alto risco e ampliação do adoecimento. Isso poderia levar o colapso a algumas regiões de saúde, portanto, é melhor evitar. Já começamos a vacinar, temos condições de até o mês de junho avançar na imunização no Piauí e no Brasil. A gente já suportou até aqui, então estou suspendendo o ponto facultativo da segunda e na quarta-feira de carnaval e vamos garantir que as pessoas possam cumprir o protocolo. Todas as equipes de vigilância em saúde e segurança, Estado, Município e Federal, todos estaremos integrados para salvar vidas”, afirmou.

O aumento do número de casos de Covid-19 e, consequentemente, de internações resultantes das festividades de final de ano, preocupa o gestor estadual. Por isso, Wellington Dias autorizou a implantação de mais 40 leitos na rede hospitalar. “Infelizmente, como já era esperado, tivemos, entre o Natal e o Ano Novo, um número grande de pessoas que não seguiu o protocolo. O resultado foi o crescimento na transmissibilidade do coronavírus, assim como o aumento de pessoas doentes e o aumento na ocupação de leitos em algumas regiões do estado. Por isso, aprovei a ampliação de mais leitos. São mais 40 novos leitos que ficarão disponíveis no município de Teresina, Oeiras e em outras regiões do estado. O objetivo é garantir que nenhuma região entre em colapso, ao mesmo tempo, fica o alerta para o cumprimento das regras, do uso da máscara, higienização das mãos, afinal não é porque já começou a vacinação que o coronavírus desapareceu”, frisou Wellington Dias.

Com relação ao retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino, o governador afirmou que irá manter a decisão em relação às aulas presenciais. “Tomamos a decisão de manter o protocolo em relação à educação. O Estado não define data, o Estado define, como em outras áreas, as regras. O protocolo cabe a cada uma das unidades apresentar seu plano de retomada, no qual será submetido ao comitê emergencial Covid-19 e, com base científica, se tem ou não a autorização. Está mantido, portanto, a regra do protocolo assinada no último decreto”, ressaltou.

Já em relação ao crescente aumento no número de casos confirmados da doença no município, o coordenador do COE, médico José Noronha, reiterou sobre a necessidade de ampliação de leitos e foi enfático quanto ao aumento de casos. “O que temos são consequências da exposição da população no réveillon. Hoje, já estamos há uma semana com aumento da média móvel de casos de 30% a 40% por dia e estamos vivendo uma situação com a taxa de ocupação de leitos de UTI de 66% em todo o estado. Se levarmos em consideração apenas a capital Teresina, temos 73% de taxa de ocupação; níveis de alerta. Então, nossa maior preocupação é reorganizar a Rede de Saúde para ampliar essa quantidade de leitos, mas temos uma séria dificuldade com relação a espaço físico e equipes de saúde, que estão exaustos, por isso precisamos do auxílio da população”, disse.

Fonte: Sesapi

Dê sua opinião: