Demais Poderes

Governador inaugura Centro Integrado de Comando na festa pelos 186 anos da PM-PI

O Centro vai abrigar a polícias Militar e Civil e Bombeiros e as secretarias de Fazenda, Transporte e Justiça

Governador entrega Centro de Operações da PM

Governador entrega Centro de Operações da PM Foto: Paulo Barros

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta sexta-feira (25), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), durante a solenidade de aniversário de 186 anos da Polícia Militar do Piauí, no Quartel do Comando Geral (QCG). A inauguração do Centro marca o aniversário da PM-PI, ocasião em que também faz a promoção de 157 policiais militares por merecimento e antiguidade.

“É uma honra poder comemorar 186 anos de uma das polícias mais longevas do Brasil, com uma experiência extraordinárias. Aqui, temos grandes resultados, colocando o Piauí entre as melhores posições no Nordeste e no Brasil. Hoje, também fazemos a promoção de policiais pelo mérito e por tempo de trabalho”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

O Centro irá abrigar diversas forças da segurança, tais como a Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e secretarias como a da Fazenda, Transporte e Justiça. “O objetivo é ser um centro integrado de controle e monitoramento e a partir daí promover ações integradas nas áreas da segurança estadual, municipal e federal e não apenas da capital e, com isso, reduzir criminalidade”, afirmou Wellington Dias.

Durante a solenidade, foi apresentada a planta das instalações físicas do Centro, que será localizado nas dependências do QCG, onde funcionava o Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), área que se encontra em reformas e ampliação com o objetivo de acomodar o CICC com os demais órgãos que passarão a trabalhar em conjunto com o Copom. O trabalho incluirá monitorar as imagens de segurança captadas por mais de 200 câmeras de televigilância, muitas delas dotadas de analíticos de inteligência, que permitirão uma abordagem policial mais precisa, rápida e eficaz.

O comandante-geral da PM-PI, coronel Lindomar Castilho, frisou a integração no atendimento, por meio do CICC e as promoções dos oficiais. “Hoje é um dia de festa para a PM, são 186 anos de muito trabalho prestado ao Piauí. Não há aniversário sem presente e o Centro é um presente que recebemos e oferecemos à sociedade, no qual, integramos as ações para oferecer um melhor serviço de segurança à população. Dentro da programação de aniversário temos as promoções dos oficiais de praça, são 157 promoções ao todo. Então, hoje é um dia de muita festa e muita honra para todos nós que fazemos parte da Polícia Militar do Piauí”, comemorou o comandante.

De acordo com o coronel Rubens Pereira, secretário de Estado da Segurança Pública, o serviço integrado que será realizado pelo Centro contribuirá para reduzir e identificar o tráfico de drogas e roubo de veículos

“Uma grande preocupação é exatamente com furtos, roubos de veículos e com a ação de organizações criminosas que atuam no tráfico de entorpecentes no estado do Piauí. Então, essa proteção de divisar também precisa ser coberta, por meio da tecnologia e com essas câmeras poderemos dar uma cobertura de vigilância de forma que o sistema possa, automaticamente, avisar ao Sistema de Segurança Pública situações como roubo de veículos e outras próprias da Secretaria da Fazenda e Transporte”, declarou o secretário.

O Sistema Penitenciário do Piauí também será monitorado pelo CICC, que segundo o secretário de Estado da Justiça (Sejus), Carlos Edilson, inicia o funcionamento já nesta sexta-feira. “Dentro deste Centro de Comando e Controle terá câmeras tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, integrado com todo o sistema penitenciário, já que as câmeras de todas as unidades prisionais também virão para este Centro, ou seja, dentro de um centro específico terá a visão ampla do sistema de segurança de todo o Piauí. Nessa quinta-feira (24), fizemos os testes e entra em funcionamento ainda hoje”, confirmou Carlos Edilson.

Na oportunidade, os oficiais que faleceram vítimas de Covid-19 foram homenageados com entregas de medalhas de Mérito Policial Militar e foi lançada uma edição especial da Revista Comemorativa aos 186 anos da PM-PI.

Fonte: PM-PI

Dê sua opinião: