Poderes

Garis, oficiais de justiça e jornalistas serão vacinados contra a Covid-19

Dr. Pessoa anunciou nesta sexta-feira (11) a vacinação de novos grupos prioritários contra a covid-19

Prefeito de Teresina, Jose Pessoa Leal, o Dr. Pessoa

Prefeito de Teresina, Jose Pessoa Leal, o Dr. Pessoa Foto: Semcom/PMT

O prefeito de Teresina, José Pessoa Leal, o "Dr. Pessoa", anunciou nesta sexta-feira (11)  a vacinação de novos grupos prioritários contra a covid-19. Serão vacinadas pessoas que trabalham diretamente com o público, incluindo garis, oficiais de justiça, conselheiros municipais de Saúde e jornalistas, além do público em geral por idade e de grupos já vacinados em etapas anteriores e que não foram imunizados. 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), médico Gilberto Albuquerque, explica que o cronograma foi ajustado de acordo com a nova resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que estabeleceu porcentagens dos lotes de doses recebidos para diferentes grupos.

Dos novos lotes de vacinas que chegarem a Teresina, 20% foram destinados ao Conselho Municipal de Saúde, que por sua vez estabeleceu algumas categorias que serão atendidas de acordo com a ordem de risco de contaminação e transmissibilidade. “Às 18h de hoje, o sistema será aberto para agendamento de jornalistas, oficiais de justiça e conselheiros municipais de Saúde. Eles devem acessar o site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ e realizar seu agendamento”, explica.

Para ter direito à vacina, os profissionais da imprensa devem comprovar o vínculo trabalhista e estar na ativa. No ato da imunização, eles devem apresentar um documento atual que comprove que estão no exercício da função, além do registro na Delegacia Regional de Trabalho (DRT).
Prefeito de Teresina, José Pessoa Leal, o "Dr. Pessoa"
Foto: Semcom/PMT

Para oficiais de justiça e conselheiros de saúde, basta a apresentação de um documento que comprove sua função. Já os garis serão vacinados em pontos estratégicos, a serem acertados com a empresa prestadora do serviço de limpeza pública.

Também às 18h será reaberto o agendamento para grupos prioritários, correspondente a 30% das doses. São eles: pessoas com comorbidades, portadores de deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com paralisia cerebral, síndrome de down ou transtorno do especto autista, trabalhadores da educação, trabalhadores da saúde e estagiários da saúde. Assim como das vezes anteriores, o agendamento também será feito pelo site Vacina Já.

Já as vacinas para a população em geral, correspondentes a 50% das doses, serão aplicadas por meio do esquema de drive thru. Na segunda-feira (14), será a vez das pessoas de 52 e 53 anos; já na terça-feira (15), serão vacinadas as pessoas de 50 e 51 anos. “Mais detalhes, como locais de aplicação, serão divulgados posteriormente”, adiantou Gilberto Albuquerque.
Fonte: FMS

Dê sua opinião: