Alepi

Fábio Novo é contra a participação do PT no governo de Dr. Pessoa

"Se depender da minha opinião, não participa. Meu partido votou em Dr. Pessoa, eu votei nulo”, revelou

Fábio Novo com Wellington Dias

Fábio Novo com Wellington Dias Foto: Divulgação

Candidato derrotado a prefeito de Teresina pelo Partido dos Trabalhadores no primeiro turno, o deputado estadual Fábio Novo votou nulo no segundo turno das eleições na capital, no domingo passado, e agora defende a não participação do PT na gestão da Prefeitura de Teresina. "Se depender da minha opinião, não participa. Meu partido tomou uma posição de votar em Dr. Pessoa, eu votei nulo”, revelou.

Fábio Novo avaliou o “antipetismo” que dominou as eleições municipais pelo Brasil; defendeu a renovação do PT e justificou o voto nulo em Dr. Pessoa.

O portal PARLAMENTOPIAUI.COM.BR seperou os principais trechos da entrevista concedida aos jornalistas Joelson Giordani e Lidia Brito (TV Cidade Verde) na tarde de terça-feira (1º).

Voto nulo no 2º turno

“Acho que qualquer pessoa que recebesse a visita do Dr. Pessoa em sua casa, e ele pedisse o seu voto e dissesse que queria o voto escondido e que não queria aparecer com o PT por conta da Lava Jato e da Odebrecht, aí seria falta de amor próprio se o Fábio Novo votasse no Dr. Pessoa. Eu votei nulo por conta dessa situação. Eu coloquei claramente que ele (Dr. Pessoa) incorporasse bandeiras que eu defendo. A questão da inclusão das pessoas com deficiências era uma delas. Sobre o Kleber, eu não podia votar nele. Eu era oposição a ele, caso contrário eu seria incoerente".

Antipetismo

"Existe toda uma campanha que vem a partir de 2016 e termina enfraquecendo o PT. Eu pelo menos fui vítima do antipetismo. Eu escutava muito as pessoas dizerem isso: você é o mais preparado, debate bem, mas eu não vou votar em você porque é do PT. As pessoas fizeram opção de votar em candidatos que têm 40 processos na justiça e não votaram em Fábio Novo, que não tem nenhum. Isso é o antipetismo que ficou bem forte. Em Recife, a Marília estava na frente e perdeu por uma onda de fake news"

Bancada ampliada

"Nosso grande adversário foi o antipetismo e eu estava correto quando eu disse que o PT tinha que ter candidatura em Teresina. A candidatura serviu para reavivar o legado do partido na cidade. Setores do partido não acreditaram na candidatura, fizeram corpo mole e mesmo assim nós tivemos um bom desempenho. O PT chegou a ter quase 50 mil votos em Teresina e aumentou a sua bancada de 2 para 3 vereadores. Faltou muito pouco pra gente fazer o quarto vereador”

Nenhuma capital

“De fato nós perdemos prefeitura, mas também teve um fenômeno que colocou o PT de volta às suas origens. No caso do Piauí, por exemplo, nós perdemos prefeituras, mas ganhamos muitos vereadores. Nós tínhamos 198 vereadores e hoje são 310. Também temos vices que aumentaram de 22 para 30. Não ganhamos em nenhuma capital, mas ganhamos em cidades importantes”.

PT caduco

"Precisamos continuar insistindo. Existe um trabalho muito forte que precisa ser feito de combate ao antipetismo e o partido que está envelhecido precisa se renovar. Precisa renovar em novas bandeiras. O PT precisa ter coragem de fazer a quebra de amarras”

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: