Alepi

Fábio Novo contraria afirmação de Dr. Pessoa e afirma que irá revitalizar Cine Rex

A declaração veio após o prefeito de Teresina afirmar que iria transformar um local em um abrigo para moradores de rua

Cine Rex, ao lado do Teatro 4 de Setembro, foi o primeiro cinema de rua de Teresina

Cine Rex, ao lado do Teatro 4 de Setembro, foi o primeiro cinema de rua de Teresina Foto: Reprodução

O secretário estadual de Cultura do Piauí, Fábio Novo (PT) afirmou nesta terça-feira (5), através de publicações nas redes sociais, que irá desapropriar e revitalizar o Cine Rex, que fica localizado nas proximidades da Praça Pedro II, no Centro de Teresina. A declaração do secretário vem após o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) afirmar que iria transformar o prédio em um abrigo para moradores de rua.

“Sobre o Cine Rex! Vamos desapropriar e revitalizar! Ele será um cinema de arte e abrigará a escola de audiovisual, completando assim a revitalização do Complexo Cultural da Praça Pedro II”, disse o secretário de Cultura.

Ainda conforme Fábio Novo, as revitalizações fazem parte de um projeto da Secult que busca requalificar o centro histórico de Teresina. Outros locais como o Teatro 4 de Setembro, Clube dos DIários, Escolas de Música, Dança e Central de Artesanato também já passaram pelo mesmo processo de recuperação, ambos promovidos pela Secretaria de Cultura do Piauí.

“Todas essas intervenções trouxeram de volta público para o centro! E ainda agregam valor e projetos como o Boca da Noite e Seis e Meia que retornaram com força. A ideia de revitalizar o Cine Rex é mais uma ação da política de requalificação do centro histórico! Sigamos!”, pontuou o secretário.

Entenda o caso

Em entrevista concedida na segunda-feira (4), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) afirmou que iria assinar um decreto municipal transformando o Cine Rex em um abrigo para moradores de rua. A declaração do prefeito provocou a revolta de alguns setores, em especial a classe artística da capital.

O prédio onde fica localizado o Cine Rex já foi tombado pelo Governo do Estado, assim como é um bem inventariado pela prefeitura de Teresina, através do inventário de proteção e acervo cultural.

Dê sua opinião: