Poderes

Eleição do novo procurador-geral de Justiça do Piauí será no dia 12 de junho

Votam todos os procuradores e promotores de Justiça do MPPI no efetivo exercício das funções

REeunião virtual do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado do Piauí

REeunião virtual do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado do Piauí Foto: MPPI

O Colégio de Procuradores de Justiça do Estado do Piauí apreciou a minuta de convocação para eleição da lista tríplice destinada à escolha do procurador-geral de Justiça. Foi definido que a votação será realizada no dia 12 de junho de 2021, das 8 às 17h. Podem votar todos os procuradores e promotores de Justiça do MPPI no efetivo exercício de suas funções.

Como medida de prevenção do contágio pela covid-19, a eleição será realizada por meio de plataforma virtual, no sistema Athenas, módulo E-VOTO. O uso do Athenas já é regulamentado no MPPI e em outras unidades do Ministério Público brasileiro. O sistema foi utilizado com sucesso em eleições ministeriais de outros estados. Os votos serão efetuados mediante login, com identificação e senha pessoais e intransferíveis.

Durante a sessão do CPJ, também foi constituída a Comissão Eleitoral, que será presidida pelo procurador de Justiça Antônio de Pádua Ferreira Linhares e integrada pelos procuradores de Justiça Teresinha de Jesus Marques e Hosaías Matos de Oliveira.

O mandato do procurador-geral de Justiça tem duração de dois anos, sendo permitida uma recondução. A eleição tem o objetivo de formar uma lista com até três nomes, para escolha e nomeação do PGJ pelo governador do Estado.

As apresentações de candidatura poderão ser efetuadas do dia 12 ao dia 26 de maio. Podem concorrer à lista tríplice os membros do MPPI em atividade que contarem no mínimo dez anos na carreira.

Fonte: MPPI

Dê sua opinião: