Demais Poderes

Defensoria Pública participa da abertura do Ano Judiciário 2020

O defensor público geral o ano de 2020 será um ano de trabalho e boas realizações

A solenidade contou a presença de muitas autoridades do judiciário

A solenidade contou a presença de muitas autoridades do judiciário

O defensor público geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, esteve presente, nesta segunda-feira (20), à Sessão Solene de abertura do Ano Judiciário 2020, realizada no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Também compareceu a defensora pública de categoria especial, Elisabeth Maria Memória Aguiar.

A solenidade foi conduzida pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do TJ/PI, e contou com a presença do governador Wellington Dias e de autoridades, municipais,estaduais e federais.  “Desde o dia 20 de dezembro, quando iniciou o recesso forense, que temos trabalhado em regime de plantão, o que significa que a qualquer momento o cidadão piauiense pôde procurar a Justiça e ser atendido. Hoje aqui trata-se da abertura oficial dos trabalhos do Poder Judiciário do Estado do Piauí, o que significa que  neste semana começam a funcionar, portanto, todas as Câmaras Cíveis, Criminais, de Direito Público e o Tribunal Pleno desta Corte”, afirmou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

O discurso sobre a retomada oficial dos trabalhos foi feito pelo segundo decano do TJ/PI, desembargador Raimundo Nonato Costa Alencar, que destacou a relevância do papel desempenhado pela Justiça. “A Justiça harmoniza, sem ela não existe paz social, ainda mais em uma sociedade notadamente desigual como a brasileira. Temos muito trabalho pela frente”, disse.

O governador Wellington Dias falou sobe o trabalho independente, mas em conjunto, do Judiciário, Executivo e Legislativo. “Estamos abrindo o Ano Judiciário numa demonstração daquilo que prescreve a nossa Constituição, a harmonia entre os Poderes. Sabemos das nossas responsabilidades e fizemos um plano juntos para o ano de 2020, com independência, mas cada um tendo o compromisso que tem que haver com o desenvolvimento do Piauí”, ressaltou.

 Para o defensor público geral, 2020 será um ano de trabalho e boas realizações em conjunto com o Tribunal de Justiça. “As perspectivas são as melhores. Temos muitas parcerias com o Tribunal de Justiça, como mutirões, alguns relacionados a mulher em situação de violência, mas a nossa principal parceria é a Justiça Itinerante,  que percorre o Piauí todo levando acesso à Justiça de forma rápida e eficaz, resolvendo as demandas em no máximo uma semana. É um Projeto premiado e bem visto pela população piauiense, inclusive hoje estamos iniciando mais uma Jornada no próprio Tribunal.  A qualidade e a eficiência do serviço são bandeiras da Defensoria Pública e pretendemos melhorar cada vez mais”, afirmou Erisvaldo Marques.  

A Solenidade contou também com a presença do Colegiado de Desembargadores do TJ/PI. Na ocasião outras autoridades se manifestaram, discorrendo sobre a abertura do Ano Judiciário  

Fonte: Ascom

Dê sua opinião: