Demais Poderes

CRM-PI defende que toda a população seja vacinada contra a Covid-19

“A imunização de grande parcela da população é imprescindível", defende a presidente do CRM-PI, Miriam Parente

A vacina Oxford/Astrazeneca garante 100% de eficiência contra covid-19

A vacina Oxford/Astrazeneca garante 100% de eficiência contra covid-19

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) defende que toda a população do estado seja imunizada contra a Covid-19. A vacinação deve ser iniciada na tarde desta segunda-feira (18), após a chegada das primeiras 61.160 doses da Coronavac. A população, sugere a nota, deve confiar no 'trabalho incansável da ciência e da medicina' na busca pelas vacinas seguras e eficazes contra a Covid-19.

“A imunização de grande parcela da população é imprescindível para que ocorra a redução significativa da circulação do vírus e, consequentemente, da transmissão. Dessa forma, será possível conter o avanço da pandemia e permitir o retorno das atividades sociais em geral”, defendeu a presidente do CRM-PI,  Miriam Palha Dias Parente.

Veja a íntegra da nota do CRM-PI

"VACINAS CONTRA COVID-19: POSICIONAMENTO DO CRM-PI

 O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI), na qualidade de órgão orientador e fiscalizador do exercício ético da atividade médica e cumprindo seu papel social, vem informar, após deliberação de seus Conselheiros, por meio de reunião extraordinária realizada na data de 14.01.2021, o que segue:

A pandemia causada pela Covid-19, que já ceifou a vida de mais de 200 mil cidadãos brasileiros, encontra-se na iminência de ser contida por meio da grande vitória obtida pela ciência mundial: as vacinas.

O árduo percurso até este tão esperado momento foi trilhado graças aos incansáveis esforços de diversos países e empresas farmacêuticas em busca de uma vacina segura e eficaz contra a Covid-19.

Muito embora a “boa nova” tenha trazido consigo a esperança de total superação da situação que estamos enfrentando, a propagação de falsas notícias e os interesses políticos sobre a eficácia das vacinas têm desencadeado dúvidas e incertezas na população. 

Tais impressões só existem porque os propagadores de “fakenews” desconsideram e desrespeitam os resultados divulgados, que apontam taxas de eficácia da vacina que tornam possível a redução do número de casos de Covid-19 de maneira geral e, em particular, em relação às formas graves da doença.

Fato é que a imunização de grande parcela da população é imprescindível para que ocorra a redução significativa da circulação do vírus e, consequentemente, da transmissão. Dessa forma, será possível conter o avanço da pandemia e permitir o retorno das atividades sociais em geral.

Assim, este CRM-PI, diante do desconexo cenário informacional indiscutivelmente evitável, vem posicionar-se favoravelmente em relação à vacinação contra a Covid-19, a qual deve ser realizada sob o monitoramento técnico e científico das instituições competentes, no sentido de viabilizar o acesso da população a vacinas seguras e eficazes.

Em tempo, informamos que, após tratativas com o governo estadual, a sede deste Regional servirá como posto de vacinação contra a Covid-19 para os médicos piauienses, auxiliando assim no processo de imunização dos nossos profissionais".

Fonte: CRM-PI

Dê sua opinião: