Consórcio Nordeste reúne governadores em Brasília

Os gestores dos estados nordestinos pretendem atrair investimentos

Os governadores se reuniram em Brasília

Os governadores se reuniram em Brasília

Os governadores do Nordeste realizaram, na tarde desta terça-feira (11), a Assembleia Geral dos Governadores do Nordeste. Na oportunidade foram debatidas questões relacionadas às agendas  para atrair investimentos.

Para o governador Wellington Dias, o Consórcio Nordeste é uma instituição que tem colaborado para o desenvolvimento da região e no diálogo com investidores. “Estamos acertando uma agenda sobre exploração de gás no Nordeste e também uma data para recebermos empresas e representantes da França, Itália e Alemanha, países que visitamos recentemente. A previsão é de que esse encontro ocorra no mês de abril, em Fortaleza”, disse.

No início de março, Wellington deve visitar Bruxelas, capital da Bélgica, onde irá se reunir com investidores da Comunidade Europeia, e também a Espanha, um dos principais investidores no Brasil e o maior investidor no Nordeste. “A perspectiva para o Piauí é na área de energias renováveis”, adianta o governador.

Rui Costa, o governador da Bahia e atual presidente do Consórcio, afirmou que o Nordeste está articulado e, em abril, vai receber empresários da Europa, que vão conhecer as potencialidades da região e as várias áreas para investimento, como infraestrutura, energia, saneamento. “São oportunidades bem objetivas como desdobramento da agenda que tivemos na Europa o ano passado”, disse Rui Costa.Sobre a reunião do Fórum dos Governadores do Brasil, Rui Costa defende a discussão sobre forma tributária e diz ser necessário desonerar as cadeias produtivas e estimular a produção no Brasil. “Isso é consenso, a questão é saber como distribuir esse bolo tributário”, disse.

Rui Costa informou que no Brasil, 68% de todo imposto arrecada fica com o Governo Federal e quem fornece serviços de educação, água, saúde e estradas são os 27 estados e os mais de 5 mil municípios que ficam apenas com 32% do imposto arrecadado. Isso é injusto, pois todos os serviços usados pelo cidadão são fornecidos por estados e municípios”, diz.

A sede do Consórcio foi inaugurada na noite desta terça-feira (11), em Brasília. Sobre a sede do Consórcio Nordeste em Brasília, o governador da Bahia, Rui Costa, afirmou que o espaço vai reunir também estados do Norte e Centro-Oeste. “É um espaço onde faremos várias reuniões e a união das regiões vai facilitar a unificação de pautas e ações das três regiões que lutam para desenvolver, gerar renda e melhorar a vida da população”, finaliza.

Fonte: CCom

Dê sua opinião: