Poderes

Confira os apoios recebidos por Dr. Pessoa e Kleber Montezuma

A pouco mais de uma semana para a realização do segundo turno, a movimentação por apoio nos bastidores entre os partidos que estão na disputa é intensa

Dr. Pessoa e Kleber Montezuma disputam o 2º turno em Teresina

Dr. Pessoa e Kleber Montezuma disputam o 2º turno em Teresina

Com a indefinição na disputa para a Prefeitura de Teresina no primeiro turno, os dois candidatos que concorrem ao pleito, Kleber Montezuma, pelo PSDB, e o emedebista Dr. Pessoa, conseguiram a adesão de alguns partidos em suas campanhas para o segundo turno, que acontece no próximo dia 29.

O candidato do MD, Dr. Pessoa, se destaca nas adesões de partidos na sua reta final de campanha. A sua coligação, formada pelo MDB, PSB e PRTB, já recebeu o apoio de pelo menos 7 partidos.

O PL, que teve como candidato o deputado federal Fábio Abreu, anunciou na última quinta-feira (19) o apoio ao emedebista. O PTB, partido presidido pelo ex-senador João Vicente Claudino foi outra legenda que aderiu à campanha de Dr. Pessoa no segundo turno. O Solidariedade,  legenda liderada pelo deputado estadual Evaldo Gomes decidiu na quarta-feira (18)  que iria seguir com o candidato do MDB. O Solidariedade fez parte da base de sustentação política do PSDB na capital, mas rompeu com o partido tucano desde o início da campanha eleitoral para seguir na oposição.

Em coletiva de imprensa realizada nesta manhã (20) o PSD, comandado pelo deputado federal Júlio César, anunciou o reforço na campanha do MDB nesse segundo turno. O partido teve como candidata a prefeita de Teresina  a ex-secretária estadual de Agronegócio, Simone Pereira, 7ª colocada na disputa.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (19) o PC do B também oficializou o apoio ao candidato do MDB. No primeiro turno o Partido Comunista do Brasil fez parte da composição que apoiou a candidatura do deputado estadual Fábio Novo (PT), 4º colocado na disputa pela Prefeitura de Teresina. 

O PSC, que trouxe a maior surpresa na disputa pela Prefeitura de Teresina, devido ao desempenho de Gessy Fonseca, 3ª colocada com 50.221 votos, oficializou o seu apoio ao candidato emedebista também nesta sexta-feira (20), e manteve o seu discurso de oposição com a atual gestão tucana na capital. E o  Partido dos Trabalhadores (PT), comandado pelo deputado estadual Francisco Limma, também declarou o apoio ao MDB. Em nota publicada na quinta-feira (19) a legenda anunciou o apoio ao Dr. Pessoa.

Por outro lado o PSDB, que possui a maior coligação majoritária, com 9 legendas, não recebeu o apoio de muitos partidos no segundo turno da disputa.

Das legendas candidaturas própria no primeiro turno em Teresina, apenas o partido Cidadania, que teve como candidato o jornalista Mário Rogério, declarou apoio ao candidato do PSDB, Kleber Montezuma, totalizando assim 10 partidos apoiando o nome tucano. 

O partido Republicanos, presidido em Teresina pelo deputado estadual Gessivaldo Isaías, que fez parte da composição majoritária encabeçada pelo Partido Liberal (PL) no primeiro turno, anunciou que todos os membros do partido estavam liberados para declararem apoio a qualquer um dos dois candidatos que disputam a Prefeitura de Teresina.

Três dos partidos que fizeram parte no primeiro turno  da disputa para a Prefeitura de Teresina já anunciaram que não irão apoiar nenhum dos dois candidatos.  São eles: PSTU, UP e PSOL. Em nota, cada uma das 3 agremiações recomendaram que os eleitores anulem seus votos no segundo turno, que acontece no próximo dia 29.


Dê sua opinião: