Demais Poderes

Brasil tem primeiro caso confirmado do novo coranvírus

Homem de 61 anos, cujo quadro é estável, esteve na Itália e está sendo mantido em casa em quarentena

Casos iniciaram na China que tem tomado medidas extremas contra o vírus

Casos iniciaram na China que tem tomado medidas extremas contra o vírus

Um homem de 61 anos é o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (26) pelo Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. O homem chegou da Itália na última sexta-feira (21), assintomático e apresentou os primeiros sintomas na segunda-feira. Ele está sendo mantido em quarentena em casa e o Ministério já contactou os passageiros que viajaram próximos a ele, bem como as 30 pessoas que se reuniram com o paciente para comemorar seu retorno ao Brasil.

O Ministério da Saúde divulgou ainda que agora são 20 casos suspeitos no Brasil e o  governo de São Paulo criou um comitê de contingenciamento para enfrentar a chegada do coronavírus. A coordenação dos trabalhos será do infectologista David Uip e reunirá os maiores especialistas em doenças contagiosas do Estado.

Algumas medidas simples devem ser tomadas pela população para evitar a contaminação. A primeira é, segundo as autoridades em Saúde,  muito eficiente, é lavar as mãos com sabão após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos. O ideal é esfregar as mãos por algo entre 15 e 20 segundos para garantir que os vírus e bactérias serão eliminados. Segundo Fernando Spilki, presidente da Sociedade Brasileira de virologia, o ideal é lavar as mãos o tempo de cantar dois "Parabéns a você”.

Caso a pessoa esteja em ambiente público ou em grande aglomeração, não deve tocar na  boca, nariz ou olhos, sem antes ter antes lavado as mãos ou limpá-las com álcool. O vírus é transmitido por via aérea, mas também pelo contato. Ainda não se sabe quanto tempo o coronavírus sobrevive fora do corpo, por isso também é importante manter o ambiente limpo, higienizando com soluções desinfetantes as superfícies da casa, móveis e o telefone celular, que pode ser limpo com uma solução metade de álcool e metade de água.

O Ministro da Saúde afirmou que o Brasil está preparado e que saberá enfrentar a chegada do vírus.  O paciente diagnosticado com o Covid-19 está estável.


Dê sua opinião: