Demais Poderes

Baixa Grande será a maior área plantada de soja dos cerrados piauienses em 2021

A previsão de 200 mil hectares plantadas é da Associação dos Produtores de Soja do Piauí

Plantio de soja nos cerrados piauienses

Plantio de soja nos cerrados piauienses Foto: Aprosoja

Depois de ficar entre os 50 municípios brasileiros com maior valor de produção agrícola em 2020, o município de Baixa Grande será em 2021 a região do cerrado do Piauí com maior área plantada de soja, segundo dados da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja-PI).

A previsão é de que sejam superados os 200 mil hectares, o que coloca a região em primeiro lugar, seguida da região de Uruçuí que deve se consolidar com mais de 150 mil hectares. Regiões como a de Bom Jesus,Monte Alegre, Gilbués, Barreiras do Piauí, Santa Filomena e Corrente devem ficar entre 70 a 100 mil hectares.

Baixa Grande do Ribeiro, fica a mais de 600 km de Teresina e é a única cidade piauiense entre as 50 cidades do Brasil com a agricultura mais rica. A lista é elaborada pela da Coordenação-Geral de Avaliação de Política e Informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo o presidente da Aprosoja-PI, Alzir Neto,
O destaque regional e nacional do município deve se consolidar na safra 20/21.
Ele lembra que este ano o IBGE lançará as áreas plantada por município e a área somada de todas as culturas em Baixa Grande do Ribeiro deve superar os 300 mil hectares.
“Apesar disto o município e toda a região ainda sofrem com uma carência muito grande de investimentos e infraestrutura. Temos potencial para oferecer ainda mais ao Piauí, mais atração de empresas, mais geração de empregos, mas os investimentos ficam travados por conta da falta de infraestrutura adequada. Basta lembrar que sequer temos na região um pólo agroindustrial”, ressalta o produtor rural.

Fonte: Assessoria/Aprosoja

Dê sua opinião: