Câmara Teresina

Vice-presidente da Câmara critica planilha de custos apresentada pelo SETUT

“Uma planilha que nunca baixa, ela só sobe”, criticou o vereador Deolindo Moura

Deolindo Moura (PT), vice-presidente da Câmara Municipal de Teresina

Deolindo Moura (PT), vice-presidente da Câmara Municipal de Teresina Foto: Rennan de Sousa

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Teresina, Deolindo Moura (PT) criticou nesta quarta-feira (24) a planilha de custos apresentada pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Setut), na terça-feira (23) como tentativa de resolver impasse entre os empresários do sistema de transporte público da capital e a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT).

Entre as propostas apresentadas pelo Sindicato e criticada pelo vereador está a racionalização da rede de transporte existente; o projeto de implementação de programa progressivo de substituição dos cobradores; a desoneração de impostos; escalonamento de atividades comerciais, industriais, educacionais e de serviços para otimização do transporte público da capital.

“O que eu quero dizer aqui é que todos esses pontos, são pontos fixos, e a única coisa que eles se comprometem é em manter o valor da passagem. Só que o problema é que daqui a 3 meses eles aumentam o preço da passagem, com o argumento do aumento do preço do óleo diesel. É um negócio absurdo, tudo que eles ganham é fixo”, declarou Deolindo.

Sobre a revisão das gratuidades para idosos e meias passagens para estudantes, alternativa também apresentada pelos empresários, Deolindo repudiou a proposta de qualquer retirada de direitos já adquiridos pela população.

“Aqui eu quero fazer uma defesa velada. Vamos aqui para o que quer que seja, "vamos para o pau", mas retirar o direito dos idoso de andar no transporte coletivo não podemos aceitar”. O parlamentar aproveitou a oportunidade para comunicar ao líder da base do prefeito Doutor Pessoa na Câmara Municipal de Teresina, Renato Berger (PSD), que não irá votar em qualquer proposta com o objetivo de retirar direitos de estudantes e idosos no transporte público de Teresina.

“Vereador Renato, sou da base do prefeito Pessoa, não abro mão disso. Mas não vou votar aqui pela retirada de direitos de idosos na cidade de Teresina e muito menos a meia entrada para estudante. Já coloco aqui a minha posição”, disse o vice-presidente da casa legislativa.

Após a Audiência Pública promovida pela Câmara de Vereadores na terça-feira (23), foi firmado o compromisso entre a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) para o pagamento de R$ 1,5 milhão para o Setut.

O vereador Dudu, que presidiu a Audiência, afirmou que o repasse de R$1,5 milhão será utilizado para o pagamento dos motoristas e cobradores. “A prefeitura colocou que vai fazer o pagamento de parte do subsídio. O acerto é que o dinheiro seja usado para pagar os motoristas e cobradores. Tudo será acompanhado pelo Ministério Público do Trabalho”, disse Dudu.

Dê sua opinião: