Câmara Teresina

Vereadores articulam composição das Comissões Permanentes da Câmara de Teresina

Ao todo, a Câmara Municipal de Teresina possui pelo menos 9 comissões

Vereadores articulam composição das Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores

Vereadores articulam composição das Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores Foto: Reprodução

Com a definição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Teresina (CMT) para o biênio 2021-2022, ocorrida na sexta-feira (1),  os vereadores da casa agora articulam a formação das composições para as comissões permanentes. Ao todo, a Câmara de Teresina possui pelo menos 9 comissões permanentes, além da comissão temporária criada para fiscalizar os gastos da administração municipal no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O vereador Deolindo Moura (PT), que agora ocupa o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Teresina, afirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) pretende indicar o nome do vereador Edilberto Borges (PT), o Dudu para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa. Dudu fez parte da composição da Mesa Diretora do biênio 2018-2020, no cargo de 2º secretário.

Conforme declaração do vereador Deolindo, a expectativa é que não haja disputas acirradas na indicação dos nomes que irão compor as Comissões Permanentes. Na Câmara de Teresina,  o tamanho da bancada de cada partido é crucial para a representatividade dentro das comissões. Com isso, as articulações internas na Câmara serão fundamentais para a formação dos grupos.

O PSDB, partido que fará oposição ao governo de Dr. Pessoa (MDB), é a legenda com a maior quantidade de cadeiras na casa, com 4 nomes eleitos, seguido pelos demais partidos: MDB, Progressistas (PP), Partido dos Trabalhadores (PT) e PDT, ambos com 3 cadeiras. Na sequência do partido Democratas, que possui dois vereadores eleitos nesta legislatura

Já  os partidos: Patriotas, Partido Liberal (PL), Republicanos, Solidariedade (SD), Partido Verde (PV), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)  e Avante, ambos conseguiram eleger apenas uma cadeira para o legislativo municipal, e deverão se articular para obterem êxito nas indicações de membros para as comissões.

Comissões

De acordo com o Regimento Interno da Casa, as comissões são organismos técnicos formados por vereadores responsáveis por examinar matérias em tramitação na Casa e emitir pareceres, além de proceder estudos sobre assuntos de natureza específica. A escolha dos membros respeita a participação proporcional das representações partidárias ou blocos parlamentares.  A reunião de cada comissão é feita uma vez por semana, em dia e hora pré-fixados pela maioria simples de seus membros.

Dê sua opinião: