Câmara Teresina

Câmara de Teresina aprova PL sobre leitura bíblica nas escolas

O projeto de lei diz que proporcionará aos alunos fundamentos históricos e não se contrapõe ao estado laico

Vereador Fábio Dourado (Solidariedade)

Vereador Fábio Dourado (Solidariedade)

A Câmara Municipal de Teresina (CMT) aprovou na última sessão da legislatura 2016-2020, realizada nesta quarta-feira (9), o Projeto de Lei de autoria do vereador Fábio Dourado (Solidariedade) que dispõe sobre a leitura bíblica nas escolas públicas e privadas dos municípios de Teresina.

Conforme o texto do projeto, fica facultativo às instituições de ensino a leitura dos trechos bíblico. A recomendação vale tanto para as escolas da rede pública quanto da rede privada.

“Fica facultativo a leitura dos trechos bíblicos nas escolas públicas e privadas do município de Teresina, visando o conhecimento cultural,  e de fatos históricos bíblicos. A leitura será feita todos os dias, no início das aulas em ambos os turnos”.

Conforme a justificativa apresentada pelo autor do projeto, o vereador especifica que a proposição é de cunho educacional e não religioso.

“[...]Tem a finalidade de enriquecer o conhecimento dos alunos e resgatar os valores da família, respeito ao próximo e os ensinamentos da sagrada escritura, pois a sabedoria norteia as atitudes humanas. A leitura bíblica proporcionará aos alunos fundamentos históricos e sua iniciativa não se contrapõe ao estado laico.

Com a aprovação, o texto segue agora para a sanção pelo prefeito de Teresina, que poderá vetar ou aprovar o projeto.

Fábio Dourado foi o vereador eleito da legislatura 2016-2020 com a menor quantidade de votos, com apenas 1.759. Nas eleições municipais de 2020 o parlamentar não conseguiu ser reeleito, ficando na 2ª suplência do seu partido,apesar de ter conseguido 2.249 votos, número superior a quantidade de votos que o elegeu em 2016.

Dê sua opinião: